Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Josué (Coteminas) Diz Ter Recebido Convite da Presidente

A indicação para o conselho de administração da Petrobras de Josué Gomes da Silva, dono da companhia têxtil Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar, já havia sido alvo de queixa de minoritários estrangeiros no fim de 2011 - antes, portanto, da assembleia geral ordinária de março.

Dez fundos europeus e americanos, liderados pelo inglês Foreign & Colony (F&C), que tem mais de 100 bilhões de libras sob administração, enviaram uma carta ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, também presidente do conselho de administração da estatal, apontando queixas a respeito da assembleia que o indicou pela primeira vez.

Essa carta foi encaminhada quando da condução de Josué ao conselho para cobrir o mandato de Fábio Barbosa, que renunciou ao posto. Como se tratava de complementação de mandato, foi o próprio conselho da estatal quem sugeriu o nome do empresário. Mesmo assim, o nome foi submetido à assembleia.

Em entrevista ao Valor em abril, logo após a assembleia de março, Josué comentou o assunto, após falar sobre os rumos da Coteminas. Na época, se disse decepcionado com os minoritários, pois apenas um fundo, na época, o tinha procurado para falar sobre a Petrobras e sua nova função.

"A presidente [Dilma Roussef] me convidou", disse Josué, sobre sua indicação à Petrobras. Mas completou: "Isso, no fim das contas, não faz diferença nenhuma. Todo conselheiro precisa tomar as decisões em prol da companhia. Atuar para todos".

Na carta, os investidores estrangeiros - europeus e americanos - não faziam nenhuma queixa às qualidades e às capacidades profissionais de Josué.

A preocupação dos acionistas de fora do Brasil estava na conduta que envolveu a indicação de Josué, pela falta de informação sobre o contexto político do empresário no material distribuído para a votação, e também pela ausência de explicações de que os minoritários poderiam, eles próprios, indicar um nome. (GV)

Exibições: 769

Responder esta

Respostas a este tópico

 

O que foi dito ou não dito, eh "bulshit", papo-furado, manobras no tabuleiro de xadrez. O fato e que Maria (Caveirão) Foster é honesta, profissional, esta enxugando a Petrobras e não quer (e nem necessita) desse Senhor no quadro de conselheiros dessa firma de ubres gigantes e enumeras "tetas".

Isso, a mim, Sam de Mattos, parece ser uma jogada de tabela do Eike Batista, tentando plantar os seus, como sempre, em posições estratégicas em áreas vitais ao seu GRUPO “X”, fator multiplicador de seus bolsos – e de seus agregados. Olho Foster. Olho Carlos Alberto. Olho Dilma. Olho Brasil. SdM

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço