Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mais duas empresas podem fechar as portas em Socorro (SE)

A informação do Sinditêxtil é de que a Nataly e a Trust North estarão encerrando as atividades nos próximos dias

 

 

Giseldo Santos, presidente do Sinditêxtil Sergipe (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe (Sinditêxtil), Giseldo Santos informou no final da tarde desta terça-feira, 31, que a empresa Nataly e a Camisaria Trhust North [do mesmo grupo], localizadas no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro estão fechando as porrtas.

De acordo com ele, ao participar de uma audiência nesta terça, no Ministério Público do Trabalho, ficou sabendo do fechamento da empresa, deixando vários trabalhadores desempregados. “A Nataly está encerrando as atividades demitindo cerca de 75 funcionários e a Trust North que é dos mesmos donos, está demitindo cerca de 375 funcionários, sendo que 200 deles estão com LER e DORT [doenças ocupacionais]", ressalta Giseldo Santos.

Ele lamentou ainda o pagamento das rescisões. “A informação que tivemos é de os empresários procuraram o Ministério do Trabalho para que interceda junto ao sindicato no sentido de parcelarem as verbas rescisórias. Isso a gente não admite pois trata de um direito elementar para os trabalhadores que já estão sendo punidos com as demissões e ainda por cima terem de receber as rescisões de forma parcelada, não existe", enfatiza o sindicalista.

A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir os representantes da empresa por telefone, mas não conseguiu e continua a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

 

FONTE: http://www.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=113846&titulo=eco...

Exibições: 865

Responder esta

Respostas a este tópico

tem problema nao, larguem o sindicato, e venham aqui pro sul (SC), que aqui, nao tem mao de obra especializada, e o que tem, uma empresa cata da outra!

A notícia até pode ser veraz.

Está porém antecipando fato ainda não consumado.

Acautele-se pois o arauto.

Direito de Resposta da Empresa TRUSTNORTH

 

A empresa Trustnorth, sediada no Município de Nossa Senhora do Socorro/SE, vem a público esclarecer que as informações veiculadas pelo Presidente do Sinditêxtil em 1° de junho de 2011, através deste portal, são infundadas e inverídicas. Na realidade, a mencionada reunião realizada na sede do Ministério Público do Trabalho teve como pauta a mediação para negociação de Acordo Coletivo de Trabalho, a ser firmado entre a empresa e os seus colaboradores.

 

A bem da verdade, convém esclarecer que, ao contrário do noticiado, a Trustnorth possui índices de casos de LER-DORT muito abaixo da média nacional do setor têxtil, dispondo ainda de instalações amplas e higiênicas, com modernos equipamentos de segurança ao trabalho e à saúde, dentro dos padrões estipulados pela medicina do trabalho e pela legislação pertinente, conforme constatado em recente fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho.

 

A Trustnorth deixa claro para os seus colaboradores, clientes e fornecedores que não está encerrando as suas atividades e que adotará as medidas legais cabíveis contra o Presidente do Sinditêxtil, que, de forma temerária e inconseqüente, divulgou informações dissociadas da realidade, que prejudicaram sobremaneira o nome da empresa, além de causar preocupação e apreensão desnecessárias aos seus colaboradores.

 

A Direção

É PÚBLICO E NOTÓRIO COMO A INCAPACIDADE, LEVIANDADE, IRRESPONSABILIADE E OUTROS ADJETIVOS MAIS PEJORATIVOS AINDA QUE NÃO POSSO COLOCAR NESTA, RONDA OS SINDICATOS BRASILEIROS, COM ESSA LEVA DE PELEGOS QUE NÃO TRABALHAM E TIRAM SEU SUSTENTO ATRAVÉS DO REMUNERÁRIO COMPULSÓRIO DOS POBRES TRABALHADORES DESTE PAÍS. O GRAVE É QUE ANO A ANO, PT A PT, ELES ESTÃO SE FORTABELECENDO, EMBASADOS NUM APADRINHAMENTO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DO ANTIGA E RECENTE BRASIL. SE ESTA NOTÍCIA REALMENTE NÃO FOR VERDADEIRA, O QUE EXPOSTO PELO DIRETOR DA EMPRESA, ACIMA ESTÁ DESCRITO É UM CASO DE MOBILIZAÇÃO TOTAL PELO INÍCIO, E JÁ TARDE, DA DESVINCULAÇÃO DOS SINDICATOS DO NOSSO TRABALHO, QUE SE UM DIA FOI CRIADO PARA SALVAGUARDAR O TRABALHADOR, HOJE É APENAS MAIS UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL CANCERÍGENO E SUGADOR DE RECEITA DOS

TRABALHADORES...VÃO PEGAR NO PESADO E TRABALHAR DE VERDADE!!!!

Lauro, bato palmas ao seu comentário. Voce teria alguma idéia, para uma eventual campanha nacional anti-sindical? Porque este portal, tem seu crédito expressívo, em divulgações verídicas, e acredito que, para ter havido, um pronunciamento publico do diretor da empresa, realmente o entao presidente do sindicato emitiu uma absurda calúnia, e que deve sim prestar contas a justiça pelo ocorrido. Este problema sindical, não é um problema apenas do estado do Sergipe, abrange sim, um país como um todo, e com certeza incentivado pelo nosso atual modelo de gestão politica sindical.

Reintero, disponibilizo me, a fortalecermos esta solidariedade junto a empresa Trusthnorth, e pedir a este portal que busque a empresa Nataly para um eventual pronunciamento também.

Meu primeiro comentário, referia-se exatamente ao fato de os colaboradores estarem totalmente confiantes numa máfia da qual, voce colocou explendidamente.

Att

Marcos Poffo

 

LAURO ALBERTO STAMPACCHIO disse:

É PÚBLICO E NOTÓRIO COMO A INCAPACIDADE, LEVIANDADE, IRRESPONSABILIADE E OUTROS ADJETIVOS MAIS PEJORATIVOS AINDA QUE NÃO POSSO COLOCAR NESTA, RONDA OS SINDICATOS BRASILEIROS, COM ESSA LEVA DE PELEGOS QUE NÃO TRABALHAM E TIRAM SEU SUSTENTO ATRAVÉS DO REMUNERÁRIO COMPULSÓRIO DOS POBRES TRABALHADORES DESTE PAÍS. O GRAVE É QUE ANO A ANO, PT A PT, ELES ESTÃO SE FORTABELECENDO, EMBASADOS NUM APADRINHAMENTO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DO ANTIGA E RECENTE BRASIL. SE ESTA NOTÍCIA REALMENTE NÃO FOR VERDADEIRA, O QUE EXPOSTO PELO DIRETOR DA EMPRESA, ACIMA ESTÁ DESCRITO É UM CASO DE MOBILIZAÇÃO TOTAL PELO INÍCIO, E JÁ TARDE, DA DESVINCULAÇÃO DOS SINDICATOS DO NOSSO TRABALHO, QUE SE UM DIA FOI CRIADO PARA SALVAGUARDAR O TRABALHADOR, HOJE É APENAS MAIS UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL CANCERÍGENO E SUGADOR DE RECEITA DOS

TRABALHADORES...VÃO PEGAR NO PESADO E TRABALHAR DE VERDADE!!!!

 

É notória a atitude de certos sindicalistas, que reagem instintivamente , sem procurar saber da realidade especifica de cada caso, desconectados da realidade, e que acabam prejudicando os trabalhadores que, supostamente, deveriam estar protegendo.

 

Se fosse o caso, por que não um pagamento parcelado, ou até com bens - como ja aconteceu inumeras vezes (vide polo de moda intima de Friburgo) -  se essa for a única alternativa para trabalhadores não terem perdas completas.

Como tambem ja aconteceu tantas vezes, quando uma empresa luta pela sobrevivencia, até não sobrar mais qualquer esperança de recuperação.

 

Fazem parte da realidade de empreendimentos os alto e baixos que qualquer atividade experimenta.

Só não viveu isso que nunca se arriscou. Ou se acomodou no serviço publico ou num sindicato.

Quantas empresas bem sucedidas e até iconicas, ja sucumbiram.

 

Alguem aí se lembra da VARIG ? Da Panamerican ? E de tantas outras.

 

A solidariedade de um sindicato com uma empresa emdificuldades pode ser redentora.

Falta é grandeza e visão. Até mesmo de ambas as partes.

 

 

J J Torres boa tarde,
tens sempre divulgado notícias e informações verdadeiramente aceitáveis e sobretudo compatíveis com o senário atual.
Nós que somos de época muito distantes, sabemos que onde "há fumaça , existe sobremodo o fogo". existindo o fogo, com certeza sobrevem a destruição.
não quero me ater, nos nomes das empresas citadas. Lembro-me de uma empresa em João Pessoa, que usou o "GATO OU ARTIFÍCIO PARA ROUBAR ENERGIA ELÉTRICA".
até a divulgação da notícia, o grupo era intocável, porém, agiu de forma vil.
a empresa Nataly e a Camisaria Trhust North, com certeza ouviram falar em "PROVISIONAMENTO DE VALORES".
se este elemento contábil não foi observado, as empresas gastaram indevidamente valores,
que já foram incluidos no custo total dos produtos comercializados, principalmente encargos e o provisionamento para garantir a indenizações de empregados.
as leis brasileiras, orientam esta atitude e procedimento administrativo, para servir de suporte em situações semelhantes a atualmente vivida em Socorro.
depois temos o MINISTÉRIO DO TRABALHO, O MINISTÉRIO PÚBLICO E ATÉ MESMO A PF, que possibilitárá uma solução legal para o assunto e seus envolvidos. quanto ao sindicato, vejo que estão no papel de acusar situações, e, foi para isto que foram criados, além de outras atititudes pertinentes.
faço votos que tudo seja esclarecido e resolvido, com os direitos de cada um sendo observados e garantidos. Afinal, estamos em um governo dos trabalhadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Marcos. Acredito que é so começar a mobilização, talvez via Facebook, Linkedin, Textile Industry e emails de uma forma geral. O setor têxtil está cada vez mais sendo espezinhado pelas importações "indevidas" ( sem contar os problemas de mercado do nosso dia a dia ), sob os olhares de desdém do atual governo. Eles não estão se dando conta da importância de um setor que é o maior empregador deste país. O mercado têxtil hoje está parado com empresas de porte dando férias coletivas, outras até fechando ( espero que não seja o caso verdadeira da Trustnorth), e eles parecem que não enxergam ou não querem enxergar, prevalecendo cada vez mais os pelegos e sindicalistas que estão minando nosso Estado com suas incapacidades administrativas e casos cada vez mais abertos de abusos e corrupção de poder. E não se pode nem dizer que eles sofreram com a tal Ditadura, uma vez que poucos deles realmente foram exilados e torturados naquela negra época do país. Bolsa família, falta de programa de educação, políticas públicas que beneficiam os "cumpanheiros"....quem leu a matéria da Página Amarela desta semana da revista Veja poderá visualizar um pouco sobre o que estamos passando e que perigos nossa democracia está correndo, afinal ser de direitra não significa ser ditador, pois os piores ditadores do mundo foram, e são de esquerda....Acho que me alonguei e saí um pouco fora do assunto em pauta, mas uma coisa puxa a outra e estão interligadas....NÃO SEI MAIS O QUE PENSAR DESDE CENÁRIO...SÃO MUITAS COISAS A RESOLVER, mas pra começar um tratamento devemos estancar a sangria do ferimento para depois entrar com os remédios de cura. E uma das sangrias, neste momento, certamente são os cabides de emprego  ocupados por sindicalistas, inclusive com altos e poderosos cargos de mando, que não souberam ( nem o ex-presidente ) e ainda não sabem aproveitar a faca e o queijo que têm nas mãos pelo bem maior que é o Estado Brasileiro e seu sofrido povo que não tem saúde, segurança, trabalho ( não vale bico, como muitos insistem em atribuir como fator de diminuição da tx de desemprego ), EDUCAÇÃO e daqui a pouco quem sabe nem bombeiros teremos mais....ISSO TUDO FOI DE CERTO MODO UM PEQUENO DESABAFO frente a notícia de férias coletivas de uma das empresas que represento atualmente.....Abraços a você  e a todos que puderem ter acesso a estas palavras....

Marcos Neri Poffo disse:

Lauro, bato palmas ao seu comentário. Voce teria alguma idéia, para uma eventual campanha nacional anti-sindical? Porque este portal, tem seu crédito expressívo, em divulgações verídicas, e acredito que, para ter havido, um pronunciamento publico do diretor da empresa, realmente o entao presidente do sindicato emitiu uma absurda calúnia, e que deve sim prestar contas a justiça pelo ocorrido. Este problema sindical, não é um problema apenas do estado do Sergipe, abrange sim, um país como um todo, e com certeza incentivado pelo nosso atual modelo de gestão politica sindical.

Reintero, disponibilizo me, a fortalecermos esta solidariedade junto a empresa Trusthnorth, e pedir a este portal que busque a empresa Nataly para um eventual pronunciamento também.

Meu primeiro comentário, referia-se exatamente ao fato de os colaboradores estarem totalmente confiantes numa máfia da qual, voce colocou explendidamente.

Att

Marcos Poffo

 

LAURO ALBERTO STAMPACCHIO disse:

É PÚBLICO E NOTÓRIO COMO A INCAPACIDADE, LEVIANDADE, IRRESPONSABILIADE E OUTROS ADJETIVOS MAIS PEJORATIVOS AINDA QUE NÃO POSSO COLOCAR NESTA, RONDA OS SINDICATOS BRASILEIROS, COM ESSA LEVA DE PELEGOS QUE NÃO TRABALHAM E TIRAM SEU SUSTENTO ATRAVÉS DO REMUNERÁRIO COMPULSÓRIO DOS POBRES TRABALHADORES DESTE PAÍS. O GRAVE É QUE ANO A ANO, PT A PT, ELES ESTÃO SE FORTABELECENDO, EMBASADOS NUM APADRINHAMENTO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DO ANTIGA E RECENTE BRASIL. SE ESTA NOTÍCIA REALMENTE NÃO FOR VERDADEIRA, O QUE EXPOSTO PELO DIRETOR DA EMPRESA, ACIMA ESTÁ DESCRITO É UM CASO DE MOBILIZAÇÃO TOTAL PELO INÍCIO, E JÁ TARDE, DA DESVINCULAÇÃO DOS SINDICATOS DO NOSSO TRABALHO, QUE SE UM DIA FOI CRIADO PARA SALVAGUARDAR O TRABALHADOR, HOJE É APENAS MAIS UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL CANCERÍGENO E SUGADOR DE RECEITA DOS

TRABALHADORES...VÃO PEGAR NO PESADO E TRABALHAR DE VERDADE!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço