Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Clique para Ampliar
A importação de equipamentos pelos portos do Pecém e Suape é um dos fatores que têm aproximado a Região e fornecedores de máquinas de costura industrial tecnologias em bordados e laser
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Comerciantes cearenses visitaram o evento em Goiânia em busca de novidades no setor

As confecções da Região chamam atenção dos fornecedores pelo aumento do poder de consumo da população

Goiânia. Os fornecedores de máquinas de costura industrial, tecnologias em bordados e laser estão se aproximando das confecções do Nordeste. A marcha se intensificou nos últimos dois anos com a instalação de escritórios e centros de distribuição de empresas como Silmaq, Audaces, DMP e Lanmax, além da importação de equipamentos pelos portos do Pecém e Suape (PE).

Essas empresas estão entre as expositoras da Tecnotêxtil (Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil) e Seritex (Feira da Serigrafia Têxtil) - eventos que ocorrem em Goiânia desde a última terça-feira e seguem até sexta-feira, em paralelo ao Goiás Mostra Moda. Em um mercado que enfrenta alta carga tributária, as confecções do Nordeste conseguem atrair fornecedores pelo aumento do poder de consumo da população.

A Silmaq, de Blumenau (SC), abriu um centro de distribuição em Recife no ano passado. "O Nordeste tem uma participação de 30% nos negócios da Silmaq", afirma o diretor comercial Edson José Sousa. Há dois anos, a Audaces, por sua vez, levou uma filial para Caruaru (PE) e está montando um escritório em Fortaleza que deve iniciar a operação em junho próximo.

Escritórios

Já a Lanmax inaugura escritório em Caruaru em junho deste ano. Há seis meses, a empresa passou a importar as máquinas via Suape. "É um ponto estratégico para melhorar a logística", afirma o supervisor de vendas Francisco Barbosa Lopes. "Há uma ideia secundária de importar pelo Porto do Mucuripe", adianta. Conforme ele, o Nordeste tem uma participação de 30% nos negócios da Lanmax.

Desde janeiro, a DMP importa máquinas de costura pelo Porto do Pecém. Conforme o diretor André Cadedo, foi a guerra fiscal que levou à decisão. A Região significa entre 18% e 20% dos negócios da marca. "Queremos ampliar a distribuição na região pelo Pecém. Enquanto as vendas globais da empresa caíram, no Nordeste cresceu", diz.

Região "dá alento"

Segundo o superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Renato Leme, o governo tem dado "alentos ao setor". Um deles foi a substituição do recolhimento de 20% do INSS por 1% do faturamento. Outro foi o fim da guerra dos portos, que igualou a alíquota de itens importados. A indústria têxtil no País fatura US$ 63 bilhões ao ano - entre 3% a 4% do PIB brasileiro.

O Nordeste é o terceiro maior polo produtor, atrás de São Paulo e Santa Catarina. "A perspectiva é que o Nordeste dê um salto em produção com a inauguração da Petroquímica Suape", disse Leme.

CAROL DE CASTRO
REPÓRTER

A jornalista viajou a convite da Fcem

Lojistas de Tianguá importarão itens de Goiás

O cearense veste a moda produzida em Goiás. Lojistas de Tianguá, da região da serra da Ibiapaba no Ceará, negociaram R$ 45 mil com três marcas de confecções goianas, já no início da rodada de vendas de ontem. Promovido pelo Sebrae, o encontro garantiu estoque para o Dia dos Namorados nas lojas Butique Padre Cícero e Calce Veste, com roupas femininas e masculinas da Sociedade Surf, Charme de Mulher e Miss Planet.

As comerciantes Lurdilene Carneiro e Lucielma Holanda, vieram buscar qualidade e novidades para diferenciar seus produtos. As duas, que são mãe e filha e comandam as duas lojas no Centro de Tianguá, compram mercadorias de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, além do Ceará, visitando várias feiras de confecções e calçados. Lurdilene e Lucielma estiveram na Goiás Mostra Moda pela segunda vez.

Fatia cearense

O expositor Manoel Silveste Alvares, da Sociedade do Surf, disse que o Ceará representa 12% de suas vendas, em meio a 14 estados entre os clientes. "Descobri o mercado cearense há três anos e hoje já tenho representante em Fortaleza e interior do Estado", diz. (CC)

Fonte:|http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1135514

Exibições: 604

Responder esta

Respostas a este tópico

A detalhe de importacao de MAQUINAS, me soou bem...

Ja a CACHOEIRA de fios e tecidos importados (bem como AINDA, roupas usadas), deixo a PF seguir as suas gestoes... Um escandalo a mais e um a menos, the hell with that! SdM

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço