Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X


O algodão orgânico e todo aquele obtido em sistemas sustentáveis no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotoxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos.

POR QUE CULTIVAR ALGODÃO ORGÂNICO?

As lavouras de algodão são campeãs mundiais do usa de agrotoxicos, provocando intoxicação e morte de milhares e milhares de agricultores e agricultoras, pássaros, peixes, insetos e muitos outros animais, alem de poluir o ar, o solo e as fontes d'água.
Por estas razões, desde o final dos anos 80, milhares de agricultores em cerca de 20 países do mundo vem se conscientizando da necessidade de cultivar algodão em bases orgânicas ou ecológicas. Ao mesmo tempo, muitas indústrias têxteis modificam seus processos de fabricação, para reduzir a poluição que provocam.

COMO PRODUZIR?

Essa proposta compreende um conjunto de tecnologias em que se destacam:

plantio em nível, enleiramento de restos de culturas também em nível e, quando necessária, valetas de retenção;
plantio do algodão nas primeiras chuvas, em consorcio com culturas alimentares, leucena e/ ou guandu;
Plantio de variedades precoces de algodão, como a CNPA Precoce 1 e CNPA 7H (herbáceo), CNPA . 7MH (híbrido do arbóreo com o herbáceo) e CNP A SM (arbóreo);
.adubação com esterco de gado, quando possível;
adubação foliar com calda nutritiva ou biofertilizante;
catação e destruição dos botões florais caídos; .controle biológico do curuquerê do algodoeiro através do Trichogramma sp;
após a colheita, arrancar e enleirar em nível o algodão herbáceo ou podar o algodão arbóreo e enleirar os ramos em nível.


Custos do Algodão Orgânico

Saiba quais são as condições necessárias ao cultivo do algodão orgânico.

Para se obter sucesso, é necessário ter organização e planejamento:

.Informações de mercado:

 
-Preços, tendências, exigências dos consumidores e compradores;
-Compromisso de compra e venda entre a organização dos agricultores e a firma compradora, definindo direitos e deveres de cada parte.
- Agregação de valor ao produto:
- A cooperativa ou associação que beneficiara o algodão orgânico devera dispor de uma descaroçadeira, para garantia da qualidade;
- Embalagem, rotulagem, classificação e certificação agregam valor ao algodão e representam um processo de diferenciação.
- Oferta regular do produto com qualidade ao mercado.
- Cada agricultor deve estar consciente das exigências para produzir de forma orgânica, mantendo relações de confiança com sua organização, técnicos, órgão de assistência técnica, instituição certificadora, industria compradora e os consumidores.

QUANTOCUSTA PRODUZIR?

A experiência em Tauá (CE) demonstrou a viabilidade de consórcios de algodão herbáceo, manejado em bases ecológicas. A renda gerada em 1 hectare superou a estimativa dos gastos com o preparo da área, mão-de-obra e insumos.
Coeficientes técnicos do algodoeiro herbáceo consorciado, em condições de sequeira -Tam/ CE, 1997.

QUAIS AS VANTAGENS?


- Algodão orgânico obtém preços, em geral, de 30 por cento superiores aos do algodão comum;
- As técnicas da proposta orgânica ajudam na manutenção e na recuperação da fertilidade do solo e, em conseqüência, na recuperação do equilíbrio ambiental, diminuindo os riscos de prejuízos causados por pragas, apresentando assim, vantagens em relação ao algodão convencional;
.Manejo orgânico em lavouras consorciadas, oferece maior diversidade de produtos, tanto para o mercado como para o consumo humano e animal.

Condições necessárias e as vantagens do algodão orgânico

 

Para se obter sucesso, e necessário organização e planejamento.

Informações de mercado

Preços, tendências, exigências dos consumidores e compradores;
Compromisso de compra e venda entre a organização dos agricultores e a firma compradora, definindo direitos e deveres de cada parte;
Agregação de valor ao produto;
A cooperativa ou associação que beneficiara o algodão orgânico devera dispor de uma descaroçadeira, para garantia da qualidade;
Embalagem, rotulagem, classificação e certificação agregam valor ao algodão e representam um pro- cesso de diferenciação;
Oferta regular do produto com qualidade ao mercado;
Cada agricultor deve estar consciente das exigências para produzir de forma orgânica, mantendo relações de confiança com sua organização, técnicos, órgao de assistência técnica, instituição certificadora, industria compradora e os consumidores.


A experiência em Tauá (CE) demonstrou a viabilidade de consórcios de algodão herbáceo, manejado em bases ecológicas. A renda gerada em 1 hectare superou a estimativa dos gastos com o preparo da área, mao-de-obra e insumos. Coeficientes técnicos do algodoeiro herbáceo consorciado, em condições de sequeira.

Discriminação
Unidade Quantidade
Valor (R$/ha)
Mão-de-obra
h/d
71
355,00
Trator
h/trator
2,5
50,00
Insumos
-
-
71,26
Produção estimada
-
-
-
Algodão (caroço)
Kg
1.300
1.013,00
Milho
Kg
900
120,00
Guandu
Kg
120
60,00
Gergelim
Kg
200
160,00
Total receita
-
-
1.353,00
Total despesas
-
-
476,26
Receita líquida
-
-
876,74


Vantagens

Algodão orgânico obtém preços, em geral, de 30 por cento superiores aos do algodão comum;
As técnicas da proposta orgânica ajudam na manutenção e na recuperação da fertilidade do solo e, em conseqüência, na recuperação do equilíbrio ambiental, diminuindo os riscos de prejuízos causados por pragas, apresentando assim, vantagens em relação ao algodão convencional;
Manejo orgânico em lavouras consorciadas, oferece maior diversidade de produtos, tanto para o mercado como para o consumo humano e animal.

Fonte:|esplar.org.br|

Exibições: 1755

Responder esta

Respostas a este tópico

"Plantio do algodão nas primeiras chuvas, em consorcio com culturas alimentares, leucena e/ ou guandu".

PERGUNTA: Sao a leucena e o Guandu tipos de leguminosas de hidrogenisam (adubam) naturalmente a terra?

SdM

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço