O que você vai ler aqui:
Por diversas razões, o processo produtivo pode passar por problemas no beneficiamento têxtil, que é responsável pelo enobrecimento dos tecidos utilizados. Produtos químicos, gargalos na produção ou cálculo inadequado de ácidos e outros produtos podem ser relacionados ao encolhimento de uma malha.
Atentar a esses fatores que interferem na estabilidade dimensional de um tecido é fundamental para não passar por prejuízos financeiros, desperdício de matéria-prima e queda na qualidade de produção, já que isso interfere na experiência do cliente. Entenda mais sobre o assunto, a seguir.
O que é encolhimento da malha?
O encolhimento de um tecido, como a malha, é mensurado pela chamada estabilidade dimensional. Quando esse índice é baixo, as peças tendem a encolher e ter a costura danificada quando lavadas ou expostas a intempéries.
Essa contração é percebida em malhas que utilizam fibras naturais, principalmente o algodão, por serem mais propensas a sofrerem alterações dimensionais. Já nas malhas de fibras termoplásticas isso não acontece, pois elas podem receber tratamento térmico que impede a alteração de sua forma.
Quais são os fatores que influenciam esse processo?
A instabilidade da malha, que gera problemas no beneficiamento têxtil, é causada por alterações e desequilíbrio no processo produtivo do tecido. Confira quais são esses fatores e como eles acontecem.
Tensão
Durante a sua fabricação, os tecidos passam por tensões que causam o estiramento das fibras. Quando essa força é retirada, o produto retrai pela ação da elasticidade. Para isso, essa retração necessita de água, calor ou movimentos específicos.
Todo esse processo de tensão e retração altera as estruturas moleculares das fibras da malha, fazendo com que encolhimentos sejam mais comuns e fáceis de acontecer.
Umidade e temperatura
A absorção de umidade é um fator direto dos problemas no beneficiamento têxtil, pois interferem tanto no encolhimento quando no peso. Isso acontece porque a utilização de água ou exposição a umidade tende a causar a diminuição tensional, o que resulta em encolhimento. Sendo que o mesmo acontece quando a malha é exposta ao calor de lavadoras ou secadoras, por exemplo.
Procedimentos químicos
As malhas de fibras naturais são mais propensas à sensibilidade, à tensões, temperaturas e produtos químicos. Alguns processos de tingimento e acabamento podem reduzir a taxa de encolhimento de um tecido, pois agem em suas moléculas de celulose.
Tipos do tecido
A taxa de estabilidade dimensional, e consequentemente dos problemas de beneficiamento têxtil, variam conforme a densidade, espessura do fio, da fibra, o tipo e o método de tecelagem que, por sua vez, é influenciada pela matéria-prima utilizada.
Normalmente, os níveis mínimos de encolhimento estão nas fibras sintéticas e nos tecidos mistos (naturais e sintéticos). Em nível intermediário está o linho e o algodão, e o máximo de encolhimento é percebido em tecidos de viscose, principalmente quando submetidas ao calor.
Quais são os meios de prevenir ou controlar o encolhimento e os fatores que causam os problemas no beneficiamento têxtil?
A prevenção e controle sobre o encolhimento deve ser feito por meio da gestão estruturada do processo produtivo. Existem técnicas tanto para o tratamento quanto para o conhecimento das taxas de contração e retração das fibras.
Os tratamentos, por meio da ação da termoplasticidade, que o tecido e a contração sejam restaurados para o estado original. Já os aparelhos e máquinas permitem testar a porcentagem de encolhimento para que o processo produtivo atue baseado nessas informações e problemas sejam evitados.
Tais ações permitem minimizar os prejuízos causados por encolhimentos e, consequentemente, os prejuízos financeiros e de matéria-prima.
Para evitar e controlar os problemas de beneficiamento têxtil é necessário ter padrões e procedimentos claros durante todo o processo produtivo, sendo desde a compra e procedência da matéria-prima até o acabamento.
https://www.deltaequipamentos.ind.br/confeccao-textil/encolhimento-...