Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

José Alencar deixa exemplo de dignidade

A doença pode ter-lhe derrotado o corpo já muito debilitado, mas a grandeza de seu espírito será sempre lembrada pelos brasileiros que acompanharam, pelos jornais e TVs, sua luta incansável pela vida. José Alencar Gomes da Silva nunca demonstrou fraqueza ou desespero diante da fatalidade. Ao contrário, sempre com voz calma e sorriso no rosto, tentava convencer a todos, e a si mesmo, de que Deus o deixaria por mais tempo aqui na Terra. Mas hoje, terça-feira, dia 29, sem conseguir mudar o curso de seu destino, ele finalmente descansou. 

Quatorze anos de luta

José Alencar Gomes da Silva, que faleceu aos 79 anos de idade, lutava há 14 anos contra o câncer. Durante este tempo, submeteu-se a 17 cirurgias e perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Casado com Mariza Campos Gomes da Silva, era pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. Embora já com a saúde afetada pela doença, Alencar nunca esmoreceu e sempre demonstrou confiança ao encarar grandes desafios. O maior deles, sem dúvida, foi em 2001, quando aceitou a ser vice-presidente da República na chapa de Luis Inácio Lula da Silva. Esta candidatura, como algumas vezes ele se referiu, era bastante inusitada, pois unia um empresário – aliás o maior industrial têxtil do País, e um líder sindical que fez história no Partido dos Trabalhadores. Embora muitas vezes discordasse da política econômica do governo – as altas taxas de juros eram sempre criticadas publicamente por ele – José Alencar manteve-se firme ao lado do ex-presidente Lula e chegou a lamentar não poder participar da posse da presidente Dilma Rousseff, também do PT, realizada em janeiro deste ano.  “Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Mas os médicos o proibiram de viajar até Brasília para a cerimônia, devido ao seu frágil estado de saúde.

Líder têxtil

Sua última aparição no meio têxtil - onde fez história ao transformar uma pequena loja de tecidos (A Queimadeira) na maior produtora de artigos para cama, mesa e banho das Américas –, foi em 31 de março de 2010, durante uma solenidade em sua homenagem na Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). A Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, fundada por Alencar em 5 de dezembro de 1967, na cidade de Montes Claros, hoje é um grupo têxtil de atuação internacional, com ações na Bolsa de Valores e  dirigida por seu filho Josué Gomes da Silva. “Vejo este prêmio como uma gratidão do setor no qual militei a vida toda”, agradeceu. Emocionado, ao receber a medalha do mérito, ele profetizou: “O dia que Deus achar que devo ir, estarei pronto”. Nesta tarde de outono, ele partiu sereno, com a certeza do dever cumprido

Exibições: 133

Responder esta

Respostas a este tópico

Sem duvida o EXEMPLO FOI DEIXADO...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço