Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desvendamos a tendência que simplesmente não vai morrer.

De Calvin Klein a Chloé, toda a década dos anos 90 parece ser a referência que simplesmente não morre. Com o grunge dos anos 90 se destacando e nossa obsessão atual por vestidos de seda pastel e grampos de madrepérola, nos perguntamos por que a tendência da moda dos anos 90 está mais forte do que nunca?

Desde o início do mandato do designer Hedi Slimane em Saint Laurent, ele ficou encantado com a cultura jovem. Em sua primeira coleção para a famosa marca francesa, ele se interessou pelo estilo retrô da Califórnia e inspirado em Stevie Nicks. Em sua segunda participação no SL, em 2013, ele evitou vestidos ciganos e chapéus hippies em favor do cinismo e da banalidade. A coleção celebrava vestidos de bonecas, cardigãs de avós atrevidos e uma negligência estudada que era tão extrema que fazia a própria coluna palpitar com uma dor escoliótica - e assim, o grunge estava de volta.

 

 

Slimane não estava sozinho em sua paixão. Alessandro Michele, da Gucci, veio junto - e até o designer belga Dries Van Noten ofereceu sua opinião sobre o estilo dos anos 90. E, claro, o tempo todo, tivemos Anna Sui.

Grunge - para jovens demais ou os esquecidos - foi a estética nascida das guitarras afiadas das bandas de garagem de Seattle. Foram o Nirvana e Kurt Cobain. O grunge se tornou 'moda' quando foi enviada pela passarela de Perry Ellis por Marc Jacobs em 1993. 

O grunge era confortavelmente imperfeito. Parecia gasto e surrado, mas parecia luxuoso e isso que deixou a moda enervante e maravilhosa. As roupas pareciam do momento e livres de todas as suposições sempre ligadas à moda de luxo. 

Ele volta para nós em um momento em que estamos obcecados com a vida dos jovens, exceto que hoje os chamamos de 'geração do milênio'. O que eles querem? Do que eles precisam? Como eles estão transformando nosso mundos?.

 

 

O grunge é o meio termo perfeito. Ele também fala com todos os jovens bilionários da tecnologia que cresceram em jeans e moletons e não têm interesse em se vestir "elegantemente" de repente só porque agora são os chefes.

A que profundidade chegamos nos anos noventa? Bem, não temos Kate Moss e Mark Wahlberg nas campanhas da Calvin Klein, mas temos Kendall Jenner e Justin Bieber (e Lara Stone) recriando esses anúncios icônicos.

A diferença é que Jenner não foi descoberta acidentalmente como a fotógrafa Corinne Day lançou o Moss. Jenner foi montada com a ajuda de reality shows, Instagram, as festas certas e um sobrenome famoso. E embora ela tenha apostado seu território na moda, ela não é apenas um reflexo do momento, mas um explorador dele.

 

 

As estrelas dos anos 90 também estão de volta. Christy Turlington foi modelo de Calvin Klein novamente e Naomi Campbell - que nunca saiu da passarela - está de volta com força total, na TV e além.

Winona Ryder, a melhor atriz da 'geração X', recebeu uma ótima recepção na minissérie "Show Me A Hero" da HBO e se tornou uma estrela novamente por seu papel em "Stranger Things", entre muitos ícones.

 

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/por-que-estamos-tao-obceca...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 244

Responder esta

Respostas a este tópico

Assim como as belas músicas, os grandes bailes e um estilo de vida da juventude marcou suas épocas nos anos 60´70, a moda , o estilo de vestir, da juventude também teve sua marca nos anos noventa. Resta-nos perguntar: qual será a próxima?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço