Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Muito se tem discutido sobre protecionismo e importações, muitas vezes com acusações contra esse ou aquele segmento, entre a indústria e comércio e etc., algumas delas totalmente descabidas e feitas por quem desconhece completamente a situação. Muitas dessas acusações, infelizmente domésticas, tenta caracterizar nosso país como arbitrariamente protecionista, o que está longe de ser fato.

Não é preciso ocultar todas as mazelas a que estamos submetidos por nossos governantes, que não são poucas e afetam duramente o ambiente de negócios no Brasil, que é considerado um dos mais inóspitos do mundo, ou seja, ser empresário por aqui, via de regra, é um exercício de coragem e de alto risco, um voo no escuro porque nunca se sabe o que virá pela frente. Falta planejamento, faltam políticas, falta visão de médio e longo prazos. Felizmente parecem começar a compreender que muito precisa ser mudado.

Voltemos os nossos olhos para o mundo. Desde que a globalização tornou-se presente, as relações entre países tornam-se cada vez mais complexas, muito embora o intuito tenha sido exatamente o contrário. Se a intenção desse processo era suprir as necessidades das nações com o que as outras têm de melhor e assim promover maiores avanços e todos se beneficiarem, o efeito parece ser exatamente o contrário. Estamos assistindo a efeitos nefastos que tem provocado estagnação e redução de direitos em países mais avançados.

Vejo como o cerne da questão, a dificuldade de competição entre culturas, estruturas fiscais, questões trabalhistas, preocupações ambientais, e etc., muitas vezes totalmente diferentes entre os vários países, o que torna bastante difícil uma conciliação entre os interesses das nações, fazendo com que essa competição seja desproporcional e desleal.

 
Recomendo assistirem ao vídeo do GloboNews, "Protecionismo abala as relações comerciais entre países" (link: http://g1.globo.com/globo-news/sem-fronteiras/videos/t/todos-os-vid...), que considero exprimir bem o que vem ocorrendo no mundo, muitas vezes sem a adequada compreensão de muitos.

Edson Baron

Exibições: 424

Responder esta

Respostas a este tópico

BARON....excelente reportagem!!!! realmente a falta de limites para importar, mais crise, etc,...etc....todos estão caindo na triste realidade : ERRARAM !!!!! a globalização somente é viavel em economias iguais!!!! isto está muito claro para mim!!!! vale tb de alerta pois é necessario uma tomada de medida energica, para resgatar as industrias, nao somente no Brasil....mas no mundo!!!! a asia em especial a china se preparou para isto......mas os demais nada!!!! infelizmente!!!!

Adalberto,

Lutamos contra o estado chinês e não contra as empresas chinesas. Se voltar um pouco no tempo, perceberá que a China apenas se tornou conveniência para as grandes corporações, principalmente das americanas, em busca de lucros maiores - diria até exorbitantes - visando ampliar seu poderio global. A China aproveitou-se disso para ganhar musculatura, sempre tendo o estado como forte indutor e participante ativo do processo, o que a diferencia - negativamente - das regras de mercado.

Entendo que num processo de globalização correto e com a economia de fato aberta, a China poderia (poderá)  tornar-se um player ainda mais importante por seu enorme mercado potencial de mais de um bilhão de consumidores.

Quem sobreviver poderá ver!

Boa semana a todos!

Edson Baron

BARON....meu amigo aqui temos que ""lutar"' contra o estado chines e nosso governo!!!!rs...rs...

a revista EXAME desta semana está muito ilustrativa a respeito deste tema. Sugiro que leiam.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço