O FashionNetwork.com presta homenagem aos designers, ícones da moda, fotógrafos e editores que faleceram este ano.
Max Azria
maio
Designer de moda franco-tunisino
O designer franco-tunisino lançou a sua marca de vestuário feminino BCBG Max Azria em 1989 e só deixou a sua direção em 2016. Após a aquisição da marca pela Marquee Brands em 2017, Max Azria tornou-se CEO e associado da ZappLight. Faleceu em maio aos 70 anos.
Jake Burton Carpenter
novembro
Pioneiro do snowboard
É um dos nomes incontornáveis nos esportes de montanha. Burton. A marca americana está intrinsecamente ligada à cultura do snowboard, assim como o seu fundador: Jake Burton Carpenter. O americano, que desenvolveu a prática em todo o mundo, morreu de "complicações relacionadas com um cancro" aos 65 anos.
Joe Casely-Hayford
janeiro
Alfaiate britânico
Joe Casely-Hayford foi sensação nos anos 80 e continuou a sua carreira nas décadas seguintes. Celebridades e clientes particulares abastados ficaram fãs da sua visão original do fato. À frente da Gieves & Hawkes, e depois da sua própria marca, foi uma das figuras proeminentes do setor.
Hunter Chung
outubro
Modelo sul-coreano
Famoso pelo seu otimismo e pelo seu profissionalismo, Hunter Chung era uma presença habitual nas passarelas, tendo desfilado para a Kith e a Bode. Foi também diretor de loja na Opening Ceremony.
Scott Crolla
julho
Designer britânico e bon vivant
Um verdadeiro ícone do cenário da moda londrina dos anos 80, a sua boutique em Dover Street era um laboratório do pós-modernismo. O estilo excêntrico e chique de Scott Crolla era tipicamente britânico. Também teve a ideia de combinar caxemira e veludo várias décadas antes da Etro. Vestiu clientes como Andy Warhol, Bob Dylan, Boy George, Duran Duran e até a princesa Diana.
Steve Hiett
agosto
Músico e fotógrafo britânico
Famoso pelas suas imagens coloridas, este músico convertido à fotografia morreu aos 79 anos. O seu trabalho foi publicado por inúmeras revistas como Marie Claire, Elle e várias edições internacionais da Vogue. Steve Hiett mantinha relações estreitas com Franca Sozzani e a Vogue Italia, com a qual colaborava regularmente.
Alma, Agnes et Alfred Holch Povlsen
abril
Filhos do proprietário da Bestseller, Anders Holch Povlsen
O multimilionário dinamarquês Anders Holch Povlsen é o principal acionista da Asos e proprietário da cadeia de vestuário Bestseller. Três dos seus quatro filhos estavam entre as 250 vítimas dos atentados ocorridos no Sri Lanka em abril de 2019. A sua filha Astrid foi a única a sobreviver.
agosto
Executiva de luxo francesa
Das fileiras do IFM, Perrine Houdoux-Stoclet deixou-nos este verão aos 54 anos. Trabalhou para o grupo Clarins, dirigiu a maison Mugler e depois a marca Kris Van Assche, antes de participar no trabalho da constituição da Cité de la Mode, em Paris.
Liu Jiang
março
Cofundador do império mediático chinês Trends Media Group
Em 1993, Liu Jiang cofundou a primeira publicação de alta gama dedicada à moda da China. Também encetou parcerias com a Hearst para publicar as edições chinesas da Cosmopolitan, Harper's Bazaar e Esquire. Atualmente, o Trends Media Group é um império à frente de doze revistas.
Anna Karina
dezembro
Atriz e autora franco-dinamarquesa
Nascida na Dinamarca, Hanne Karin Bayer chegou a Paris aos 17 anos, onde começou a trabalhar como modelo. Notada por Coco Chanel, que a rebatiza Anna Karina, torna-se um ícone da moda e o rosto da Nouvelle Vague, principalmente diante da câmera de Jean-Luc Godard.
Sophia Kokosalaki
outubro
Designer de moda grega
Sophia Kokosalaki foi um dos grandes nomes da criação de moda na Grécia. Era famosa pela sua arte de casar drapeados suntuosos com materiais brutos como o couro, uma habilidade que colocou em prática tanto na sua própria marca como durante a sua curta passagem pela Vionnet. Teve a honra de desenhar os figurinos para as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, vestindo quase 6 mil pessoas, incluindo a cantora Björk, vestida para a ocasião com um enorme vestido plissado inspirado do oceano.
fevereiro
Designer de moda, ilustrador e fotógrafo alemão
85 anos repletos de ação. Karl Lagerfeld passou a maior parte da sua vida em Paris e foi um dos maiores ilustradores de moda. Era também um fotógrafo reconhecido pelos seus retratos e fotografias de arquitetura, e a capital francesa provavelmente não conhecia nenhum homem tão espirituoso como este distinto esteta desde Oscar Wilde. Couturier emblemático da mais prestigiada maison do mundo, a Chanel, permaneceu como diretor criativo da marca de peles Fendi durante mais de 60 anos e fundou a sua própria marca expressionista. Insubstituível.
Claude Lalanne
abril
Artista francesa e ícone de moda
É impossível falar de Claude sem François-Xavier, seu marido desde 1962. Este casal de artistas, amigos dos surrealistas, era conhecido pelas suas criações: esculturas, mobiliário, joias que tanto agradavam a Yves Saint-Laurent. Plurais, as suas obras misturam bestiário, poesia, sonho e fantasia.
Pierre Le Tan
setembro
Pintor e designer francês
Filho de um pintor, Pierre Le Tan foi um ilustrador com um estilo imediatamente reconhecível. Os seus desenhos apareceram na New Yorker, na Vogue e também nas obras de Patrick Modiano. Foi pai de três filhos, incluindo a designer Olympia Le Tan.
novembro
Fotógrafo alemão
Peter Lindbergh foi um dos maiores fotógrafos modernos. A sua longa carreira culminou nos anos 90 com as fotografias das primeiras supermodelos. Nos últimos anos, foi muito procurado e fotografou a capa da Vogue britânica dedicada à duquesa de Sussex pouco antes da sua morte, aos 74 anos. Um dos poucos fotógrafos de moda conhecidos pelo grande público.
Chris March
setembro
Designer de moda americano
Concorrente do Project Runway, este estilista notoriamente excêntrico conseguiu seduzir celebridades como Beyoncé, Madonna e Lady Gaga. Morreu tragicamente dois anos depois de uma queda quase fatal em 2017.
abril
Mestre sapateiro francês
Referência do calçado, o criador de botas favorito de Coco Chanel, Madame Grès ou Karl Lagerfeld, Raymond Massaro morreu aos 90 anos, após mais de sessenta anos a trabalhar na casa fundada pelo seu avô no final do século XIX e agora pertencente ao grupo Chanel.
Patrick McCarthy
fevereiro
Editor-chefe americano da bíblia da moda WWD e da revista W
Este escritor de palavras afiadas era conhecido pela sua determinação em obter uma informação antes de qualquer outra pessoa. Foi o sucessor do lendário John Fairchild. Na direção do escritório parisiense da WWD, a sua obstinação permitiu-lhe obter mais exclusivos do que qualquer um dos seus rivais. Graças a Patrick McCarthy, a W deixou de ser uma revista convencional no final dos anos 90 para ser a revista de moda mais admirada do mundo atualmente.
Terry O’Neill
novembro
Fotógrafo britânico
Muitas celebridades do mundo da moda passaram diante das lentes de Terry O'Neill. Este fotógrafo foi um dos primeiros influenciadores culturais antes mesmo de a palavra ser inventada. Fez o retrato de David Bowie, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Churchill e dos Beatles na década de 1960, para revistas de prestígio como a Vogue. Continuou a trabalhar até às últimas semanas da sua vida agitada.
Norman Orentreich
janeiro
Dermatologista americano
Pai do transplante capilar moderno, Norman Orentreich lançou a marca Clinique em 1968 após a publicação do seu artigo "Can Great Skin Be Created" (Será possível criar uma pele incrível?) na Vogue, em 1967. A Clinique criou uma revolução no mundo dos cosméticos e, especialmente, dos cuidados faciais. Hoje, é a joia da coroa do grupo Estée Lauder.
Khalid bin Sultan Al Qasimi
julho
Designer de moda emirati
Falecido aos 39 anos em circunstâncias difíceis envolvendo o uso de drogas, este membro da família dirigente dos Emirados Árabes Unidos também era estilista. Devemos-lhe a fundação da cadeia britânica de vestuário Qasimi Homme, bem como de várias linhas de pronto-a-vestir para homem e mulher de influências árabes. Era um dos nomes importantes no movimento emergente da moda árabe em todo o mundo.
Lee Radziwill
fevereiro
Personalidade americana e ícone de moda
Atriz aspirante e designer de interiores intermitente, Lee Radziwill era principalmente irmã da primeira-dama Jacqueline Kennedy. Foi a última dos grandes ícones da moda da década de 1960. Aparecendo regularmente nas primeiras filas dos desfiles e conhecida pelo seu estilo descontraído, fazia sistematicamente parte da lista das personalidades mais bem vestidas. Apareceu na capa da revista T, publicada pelo New York Times, aos 80 anos em 2013. Foi também Lee Radziwill quem teve a brilhante ideia de contratar os irmãos Maysles para fazer um documentário sobre os seus dois primos Bouvier, Grey Gardens. Provavelmente o filme que mais influenciou a moda americana.
Arthur Ryan
julho
Pioneiro irlandês do retalho
Encarregue pela família Weston de fundar uma cadeia de vestuário com desconto no final dos anos 1960, Arthur Ryan foi o fundador da Primark. CEO e depois presidente da empresa, supervisionou a transformação da cadeia para a tornar uma das principais marcas de moda de baixo custo do mundo.
setembro
Estilista e empresário têxtil espanhol
Este estilista catalão vestiu Jackie Kennedy na década de 1960. Foi um dos primeiros designers a ousar misturar moda e tecnologia na lingerie feminina. Lançada na década de 1970, a sua marca homónima de roupa interior e roupa de banho tornou-se muito popular nas passarelas e teve sucesso internacional. Atualmente, a marca pertence ao grupo belga Van de Velde e continua o seu caminho sob o olhar atento da sua diretora criativa Nuria Sardá, filha do designer. Depois de ganhar o Prêmio Nacional de Design de Moda em 2015, o estilista morreu em setembro aos 90 anos.
Marina Schiano
setembro
Modelo, empresária e diretora de estilo italiana
A top napolitana morreu aos 77 anos. O seu encontro com Yves Saint Laurent, seduzido pela beleza aristocrática desta morena de rosto oval, foi decisivo. Schiano tornou-se sua musa e geriu as suas lojas americanas até 1980, quando foi nomeada diretora artística da Vanity Fair. Ao fim de 20 anos, deixou Nova Iorque para se aposentar no Brasil.
Josephus Melchior Thimister
novembro
Estilista holandês
Formado na Real Academia de Antuérpia, Josephus Thimister foi uma das figuras dos anos 90 e 2000. Em 2001, Anna Wintour até o classificou entre os vinte melhores estilistas do século XX. Diretor artístico da Balenciaga de 1991 a 1997, colaborou depois para Charles Jourdan e Patrick Cox.
agosto
Designer americana
A americana de origem cubana assinou o vestido usado por Michelle Obama durante a cerimónia de inauguração do seu marido em 2009. Era conhecida por ser uma verdadeira artesã da moda. Recebeu o Prêmio Nacional do Design do museu Cooper Hewitt e teve direito a uma retrospetiva monográfica no museu FIT. Isabel Toledo morreu de cancer da mama.
Piero Tosi
agosto
Figurinista italiano
Personagem incontornável e inigualável do design de figurinos, Piero Tosi faleceu aos 92 anos. Em 2014, recebeu um Oscar de honra após cinco nomeações. Estando doente, não o pôde receber em mão e a atriz Claudia Cardinale recebeu por ele. A atriz usou as suas criações no filme Il Gattopardo, de Luchino Visconti. Piero Tosi também vestiu Anna Magnani em Bellissima, Charlotte Rampling em O Porteiro da Noite (com os famosos suspensórios no corpo nu da atriz), Dirk Bogarde em Morte em Veneza e Romy Schneider em Lüdwig. Piero Tosi também trabalhou nos grandes clássicos de Luchino Visconti, como Senso e Rocco e seus irmãos. Colaborou com De Sica, Bolognoni, Fellini e Zeffirelli, com quem se estreou.
Brandon Truaxe
janeiro
Empresário da cosmética canadiano
Este guru da beleza de origem canadiana e iraniana era conhecido por ser o fundador da empresa multimarca de cosméticos Deciem, que detém a marca de cuidados faciais The Ordinary. Brandon Truaxe criou a Deciem com o slogan "The Abnormal Beauty Company" (A empresa da beleza anormal) em 2013 e lançou dez marcas de cosméticos antes de morrer repentinamente aos 40 anos.
Gloria Vanderbilt
junho
Artista, escritora, atriz, estilista, herdeira e celebridade americana
Ícone da moda e herdeira de uma das mais importantes fortunas dos Estados Unidos, viveu uma vida romântica intercalada por escândalos e tragédias. Fundou várias marcas de moda e escreveu uma página essencial na história da moda, inventando os jeans de designer. Morreu aos 95 anos e deixa um filho, o apresentador da CNN Anderson Cooper.
Alla Verber
agosto
Maior distribuidora de moda da Rússia
Este ícone do estilo foi também a mais célebre compradora de moda da Rússia. Morreu repentinamente em agosto, enquanto estava de férias em Itália. Alla Verber foi vice-presidente do grupo Mercury, o principal distribuidor de moda e luxo na Rússia. Estava à frente da TsUM e da DLT, dois antigos grandes armazéns soviéticos em Moscovo e São Petersburgo, que revolucionou e transformou em templos da moda.
Patrick-Louis Vuitton
novembro
Bisneto do fundador da Louis Vuitton
Membro da família Vuitton, entrou na maison em 1972 como artesão marceneiro após a morte do seu avô Gaston-Louis Vuitton. Conhecido pelo seu savoir-faire, Patrick-Louis foi responsável pela produção de cerca de 300 malas personalizadas a cada ano para o departamento de pedidos especiais da Louis Vuitton. Foi um dos únicos herdeiros da Vuitton que permaneceram no negócio após a marca de luxo ter sido comprada por Bernard Arnault.
https://br.fashionnetwork.com/news/Recordando-2019-homenagem-aquele...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
A morte está aí para os viventes, porém nos surpreende quando colhe alguém na sua plenitude da vida ainda cedo. Só nos resta recordar seus grandes feitos, principalmente para nós, da cadeia têxtil.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por