Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Relator da MP das Desonerações Rebate Críticas Sobre Alta de Impostos

Senador rebateu críticas de alguns setores da indústria que reclamam que pagarão mais imposto com alíquota sobre faturamento

O relator da Medida Provisória 540, conhecida como "MP das desonerações", senador José Pimentel (PT-CE), adiantou à Agência Estado que vai manter em seu relatório a emenda que autoriza a aplicação de recursos do FGTS em projetos de infraestrutura relacionados à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016.

Pimentel também rebateu as críticas de alguns setores da indústria que reclamam que pagarão mais imposto com a instituição de uma alíquota sobre o faturamento no lugar da contribuição patronal sobre a folha de salário. Ele alegou que a alíquota para o setor têxtil, que será de 1,5%, deveria ser no mínimo de 2%, para evitar perdas de arrecadação.

O relator afirma que essas críticas vêm de um segmento minoritário da indústria têxtil, que investiu muito na automação e na baixa empregabilidade, bem como na chamada "quarteirização" da mão de obra, restringindo o número de funcionários com carteira assinada.

Anunciada no lançamento do plano Brasil Maior, de incentivo à indústria nacional, a experiência piloto de desoneração da folha de pagamento volta-se, especificamente, para setores com investimento intensivo em mão de obra.

O relator lembrou, ainda, que uma comissão tripartite, formada por representantes do governo, dos trabalhadores e do empresariado, será constituída para acompanhar e avaliar a implantação das medidas, sendo que a União poderá compensar perdas de arrecadação na etapa inicial da experiência.

Além da alíquota de 1,5% sobre o faturamento das empresas dos setores têxtil, de calçados e móveis, a MP institui uma alíquota de 2% para o segmento de transporte coletivo e de 2,5% para o setor de tecnologia da informação e software.

Pimentel também rebateu as críticas de que a aplicação de recursos do FGTS em obras de infraestrutura da Copa e da Olimpíada, nas cidades que sediarão essas competições, implicará perdas aos recursos dos trabalhadores. O relator alega que esse investimento se reverterá em novas vagas de emprego, porque os recursos serão aplicados em projetos de mobilidade urbana e hotelaria.

José Pimentel não deverá fazer alterações no texto do deputado Renato Molling (PP-RS), aprovado na Câmara, por falta de tempo hábil para tramitação da medida, que perde a validade no dia 30 de novembro.

A expectativa é que a "MP da desonerações" seja votada no plenário do Senado no dia 22 ou 23 de novembro. Mantido esse cronograma, haveria apenas uma semana para que a matéria fosse novamente apreciada pela Câmara.

 

Fonte:|http://economia.ig.com.br/relator-da-mp-das-desoneracoes-rebate-cri...

Exibições: 91

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem que ser deputado, para concentrar tanta imbecilidade! Se não pode perder, no primeiro instante , arrecadação, que não se faça nada! A desoneração, gerará mais empregos, tal como defendeu no udo do dinheiro do trabalhador, só que nesse caso é investimento a curto prazo, com prejuizo ao trabalhador no longo e medio prazos, enquanto a diminuição de tributos, tem retorno a curto, medio e longo prazos.( ver industria automobilistica, que aumentou a arrecadação com a baixa do IPI)

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço