Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor negocia tributação com governo federal - Confecções Brasileiras

O Sindicato da Indústria de Vestuário (Sindivestuário) está discutindo com o governo federal um sistema diferenciado de impostos

O Sindicato da Indústria de Vestuário (Sindivestuário) está discutindo com o governo federal um sistema diferenciado de impostos, que possa dar maior competitividade às confecções brasileiras.

De acordo com nota à imprensa, há pelo menos 10 anos a indústria brasileira de vestuário vem reduzindo a produção e enquanto as vendas no varejo aumentam. "Muitas confecções têm fechado suas portas para distribuir a produção em pequenas empresas, para poderem se enquadrar no regime tributário do Simples. É esse sistema diferenciado de impostos que o Sindivestuário discute com o governo para que essas confecções possam sobreviver", comenta Ronald Masijah, presidente do Sindivestuário.

Ele observa ainda que a cada dia o setor perde mais espaços no mercado para as importações. Segundo levantamento do sindicato, enquanto as vendas de roupas no varejo cresceram 22% no primeiro trimestre deste ano, a produção nacional recuou 15%. "A diferença entre produção e comercialização se deve à alta importação", explica em nota.

"Além da avalanche de roupas chinesas - cerca 80% do que vem de fora -, agora o setor sofre concorrência também dos 'sacoleiros de Miami', que já representam 20% das roupas que entram no Brasil. São pessoas que vão à Miami e voltam com cinco ou seis malas repletas de roupas novas disfarçadas de bagagem pessoal", destaca Ronald Masijah, observando que tudo é vendido sem impostos, aumentando a comercialização informal de mercadorias. 

Fonte: DCI - SP

Exibições: 359

Responder esta

Respostas a este tópico

é desanimador!!!!tenho amigos e parentes que vao comprar nos USA !!!basta proibir e ponto final!! se é pesado a bagagem na ida, e declarada, tem como checar isto na volta!! ninguem vai passar 1 semana com 6 caças jeas e 20 camisas"!!! e vamos continuar a perder espaço e sem retorno, pois a impostaçao tem sido maiores a cada dia!!!!! governo estupido e ignorante!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço