Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil De Imperatriz Sofre Com Falta De Mão De Obra Qualificada

A mão de obra qualificada está cada vez mais em falta no setor têxtil de Imperatriz, é o que informa o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário e Confecção de Roupa da Região Tocantina (Sindicorte), José Almir de Sousa. “O segmento têxtil do nosso município tem muitas vagas de emprego, mas está faltando gente especializada para trabalhar no ramo. Muitos empresários estão precisando de costureira, cortador, mecânico de máquinas e não encontram na cidade. Eu, por exemplo, preciso de seis pessoas para trabalhar na minha fábrica e não encontro”, revela.

De acordo com o diretor para assuntos têxtil da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Kleyton Roberto, o segmento passa por um ótimo momento devido à instalação de indústrias e grandes investimentos no município e região. No entanto, a cidade ainda recebe muitos uniformes e confecções de fora por não possuir profissionais capacitados. “Com a chegada da fábrica da Suzano e outros empreendimentos em Imperatriz, o setor têxtil já alavancou sua produção. Mas o segmento apresenta dificuldades de mão de obra qualificada. Necessitamos de cursos básicos, como corte e costura industrial e serigrafia”, comenta. O diretor da ACII também declara que pretende solicitar junto ao Capacitar a inclusão desses cursos no programa.

Outra dificuldade enfrentada pelo setor têxtil imperatrizense é a carência de fornecedores locais. “Hoje em Imperatriz nós temos fornecedores para pequena quantidade. As malharias que vendem a malha ou tecido ainda são muito poucas.”, afirma Kleyton Roberto. Destaca-se também a falta de aviamentos em larga escala nos armarinhos da cidade e o número restrito de lojas especializadas em máquinas do setor.

Apesar dos entraves encontrados pela indústria têxtil local, o segmento apresenta uma demanda crescente e um número expressivo de empresas. Segundo o presidente do Sindicorte, o setor possui aproximadamente 160 empresas, divididas em ateliês, confecções, fábricas, costureiras e empreendedores individuais.

Fonte:|http://www.aciima.com.br/noticias/2012/05/31/setor-textil-de-impera...

Exibições: 371

Responder esta

Respostas a este tópico

IMPERATRIZ do Maranhao? Terra do Lobao? Se falta profissionais eh por que nao pagam bastante. SdM

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço