Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Segundo representantes do setor, os subsídios são necessários para enfrentar concorrência com os produtos chineses

O setor têxtil cearense demanda subsídios federais para enfrentar a concorrência dos importados chineses. O pleito é também nacional segundo o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria e de Confecção, Fernando Pimentel, que falou em entrevista coletiva do Seminário Internacional da Indústria Têxtil, realizado ontem, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Segundo Pimentel, a alta carga tributária pesa sobre o setor, que disputa mercado com produtos subsidiados pelo governo chinês. “O governo chinês dá subsídios de 80% na produção do algodão, impactando no valor de finalização dos têxteis. A concorrência se torna desleal”, destaca.

Outro fator que necessita de atenção tanto do Governo Federal quanto da cadeia produtiva é o investimento em qualificação de mão de obra e maquinário de ponta. “Estamos trabalhando junto com o Pronatec para capacitação dos trabalhadores. Os empresários também precisam apostar e promover uma cultura de inovação nas fábricas”, diz, frisando que a responsabilidade é também do setor privado.

De acordo com a coordenadora técnica da empresa têxtil cearense Filati Malhas, Valdenice Sales, a afirmação do diretor do diretor da Abit reforça a demanda local. “Os produtos chineses são muito competitivos. Com a série de impostos que pagamos, não dá para entrar na briga com eles”. Segundo ela, o ano de 2013 não começou para o segmento das vendas. “Estamos com estoques em alta. Em contrapartida, o volume de pedidos estão aquém do desejável”, revela.

O presidente do Sindicato da Indústria da Fiação e Tecelagem Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), Germano Maia diz que, a nível Ceará, os têxteis chineses largam na frente por conta de dois fatores. “Não produzimos matéria-prima (algodão) no Estado e nosso reduzido mercado interno diminui a margem de lucro. Também sofremos com custos logísticos”, destaca.

Seminário

Com o objetivo de debater questões de relevância ao mercado têxtil, além de promover estratégias para combater a acirrada participação da China no mercado nacional de têxteis , o Sinditêxtil-CE realizou o I Seminário Internacional de Inovação Têxtil, no auditório da Fiec. Durante o encontro, diversos palestrantes, empresários e líderes do setor falaram da situação da cadeia produtiva nacional.

 

Por quê

 

ENTENDA A NOTÍCIA

A invasão de produtos chineses está afetando a cadeia produtiva nacional. Para crescer, o setor precisa investir em qualificação de mão de obra e tecnologia, além da garantia de subsídios.

Fonte:|http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/05/23/noticiasjorna...

.

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 260

Responder esta

Respostas a este tópico

Pescador ganha no defeso, agricultor na safra ruim, e nós? Se a concorrencia fosse leal, passava, é o mercado; mas, chines não tem INSS, FGTS, Férias, adicional de ferias, multa de FGTS e , controle ambiental, cartórios, advogados mil, segurança paga, e, por aí vai.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço