Valor estrutural de um tecido | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O valor estrutural dum tecido é, como o próprio termo diz; o valor essêncial da estrutura . Vamos de seguida estudar um | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
pouco este tema. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ao contrário de outras caraterísticas do tecido tais como : a cor o desenho e o aspeto do tecido que são, quanto a nós, | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
qualidades estéticas, comercialmente importantes, mas que não podem ser analisadas por parâmetros numéricos, podem no | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
entanto ser confrontados por alguma amostra de refrência. O valor estrutural dum tecido pode e deve ser classificado por | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
determinações definidas numéricamente. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Os principais valores estruturais são: a " mão"; a "resistência à tracção"; o " pilling"; o " uso"; o "deslizamento"; | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a " resistência ao amarrotamento" e a"estabilidade dimensional". | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Mão | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Entende-se como "mão"a sensação que se tem ao tacto quando se apalpa um tecido. A "mão" de um tecido depende | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
em grande parte da qualidade da matéria prima aplicada e em menor parte das operações dadas na Ultimação. È, no | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
entanto e sem qualquer margem para dúvidas, a qualidade das matérias primas que determina a boa "mão" dum tecido. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Resistência à tracção | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tendo em conta que para se obter o valor da resistência à tração dum tecido, este tem de ser alongado até que se produza | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
o rasgo, esse alongamento também deve ser considerado como um dos valores estruturais do tecido, damos como valores | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
mínimos aceitáveis para tecidos de Lã os seguintes valores: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Alongamento | ● Tecidos Penteados: 12,5 a 55% | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Tecidos Cardados: 12,5 a 40% | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Quanto às resistências dos tecidos de Lã à tração devemos considerar como minímos os seguintes valores: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Para Homem : /span> 25, Kgs | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tecidos penteados: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Para Senhora : > 20, Kgs | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Para Homem : /span> 17,5 Kgs | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tecidos Cardados: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Para Senhora : > 15, Kgs | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Pilling | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Pilling é a produção de pequenos borbotos criados nas fibras à superfície dum tecido. Estes pequenos borbotos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
são resultantes da combinação de dois efeitos. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a)-Tendência de feltragem das fibras têxteis. Esta tendência é mais acentuada nas matérias primas muito finas e curtas. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
b)-Existência de pêlos à superfície dum tecido. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Os fatores que mais influenciam o aparecimento de "Pilling" num tecido são: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1) Natureza da matéria prima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2) Finesse da fibra. (Quanto mais fina for, a fibra, maior é o risco de fazer Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3) Comprimento da fibra. (Quanto mais curta for, a fibra, maior é o risco de fazer Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4) Coeficiente da torção do fio. (Quanto menor for o coeficiente de torção, do fio, maior é o risco ao Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5) Coeficiente da construção do tecido. (Quanto menor for o coeficiente da construção, maior é o risco ao Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6) Tamanho do alinhavo do debuxo. ( Quanto maior for o alinhavo, do debuxo, maior é o risco ao Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7)Ultimação do tecido. (Uma boa termofixação, e uma boa tesouragem diminúiem o risco ao Pilling). | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
● Uso | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Como resistência ao uso entende-se o comportamento do tecido depois de confeccionado e usado diáriamente. Isto depende | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
muito do uso dado ao vestuário. Em laboratório não se pode medir isto pois não há um "Usómetro" para testar. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
●Deslizamento | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Entende-se por "deslizamento" a resistencia que um tecido tem às costuras, tanto à teia como à trama,este deslizamento tem | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
limites toleráveis e são os seguintes: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Homem formal: Calças e fatos: /font> 6,mm Casacos: /font> 10, mm Blusões e Capotes: /font> 12,mm | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Homem casual: Calças e fatos: /font> 7,mm Casacos: /font> 11, mm Blusões e Capotes: /font> 13,mm | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Senhora casual: Calças e fatos: /font> 8,mm Casacos: /font> 12, mm Blusões e Capotes: /font> 14,mm | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
●Amarrotamento | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Entende-se como amarrotamento a resistência que um tecido tem à criação de rugas. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
●Deslizamento | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A variação dimensional dum tecido que se produz durante a confecçãotem duas possibilidades; ou o tecido encolhe ou o tecido | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
estica. Isto é um problema muito frequente e tem a ver com uma má estabilização durante a operação de beneficiamento. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A maioria das confecções europeis não aceitam encolhimentos superiores a: /font> 2%à teia e /font>1,3% à trama. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Os valores acima indicados são respeitantes a tecidos vulgares e normais para o consumidor comum. Para tecidos destinados | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a outras aplicações como fardamentos deve ter-se em conta o "Caderno de Encargos" para cada caso. Temos de ter em atenção que quando estamos a tratar de tecidos não estamos a tratar de ouro, quero com isto dizer que há tolerâncias aceitáveis internacionalmente. |
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Gostei das informações João.E sobre padronagem o que você pode informar?
Caro Jorge Trindade,
muito bom o assunto apresentado pelo companheiro.
saiba que é bastante importante, para todos que acompanham o blog.
parabéns,
petrucio jose rodrigues
Olá, Jorge!
Muito importantes e úteis essas informações sobre a estrutura dos tecidos.
Minha dúvida, é aceitável que uma malha 100% algodão, fio 30/1, de acabamento peletizado(excelente toque e acabamento, antes de lavar) sofra um encolhimento de até 7% no comprimento e na largura após primeira lavagem da peça?
Att.
Germana Lira.
Olá Germana (lindo nome) no que concerne à estabilização dimensional dum tecido de malha em algodão tenho a dizer-lhe o seguinte: São os tecidos onde, o problema que questiona, mais problemas apresentam no que diz respeito à sua estabilidade dimensional, trata-se dum problema muito antigo e de difícil solução. No entanto 7% de encolhimento é muito elevado pois cria problemas ao consumidor final, 3/3,5% é aceitável, mais do que isso é problema.
As causas da instabilidade são devidas às alterações que acontecem após o processo de fabricação e ocorrem no próprio fio, nas tensões existentes na textura da malha. As variáveis que mais influenciam a instabilidade têm a ver com: a forma da laçada aplicada na malha o seu tamanho, a qualidade da fibra, o beneficiamento final que é dado na fábrica e também o tingimento, se é feito no fio ou se é feito na malha já feita. Muitas vezes até a forma como é acondicionado o tecido tem influência pois este pode ser enrolado muito esticado e isso vai-se reflectir na confecção das peças. Para minimizar o problema o melhor é fazer o relaxamento do tecido com uma prévia vaporização. Nada melhor que o calor (neste caso seco) para estabilizar tecidos, sejam malhas ou não. Por exemplo em tecidos com elastan a última operação é sempre a vaporização.
Espero ter ajudado a resolver a sua dúvida. Tenha um bom dia e disponha sempre.
Germana LIRA disse:
Olá, Jorge!
Muito importantes e úteis essas informações sobre a estrutura dos tecidos.
Minha dúvida, é aceitável que uma malha 100% algodão, fio 30/1, de acabamento peletizado(excelente toque e acabamento, antes de lavar) sofra um encolhimento de até 7% no comprimento e na largura após primeira lavagem da peça?
Att.
Germana Lira.
Obrigada Jorge pelos esclarecimentos e assim posso estar mais embasada para discutir o assunto com o fornecedor.
Abraço.
Germana
Jorge Trindade disse:
Olá Germana (lindo nome) no que concerne à estabilização dimensional dum tecido de malha em algodão tenho a dizer-lhe o seguinte: São os tecidos onde, o problema que questiona, mais problemas apresentam no que diz respeito à sua estabilidade dimensional, trata-se dum problema muito antigo e de difícil solução. No entanto 7% de encolhimento é muito elevado pois cria problemas ao consumidor final, 3/3,5% é aceitável, mais do que isso é problema.
As causas da instabilidade são devidas às alterações que acontecem após o processo de fabricação e ocorrem no próprio fio, nas tensões existentes na textura da malha. As variáveis que mais influenciam a instabilidade têm a ver com: a forma da laçada aplicada na malha o seu tamanho, a qualidade da fibra, o beneficiamento final que é dado na fábrica e também o tingimento, se é feito no fio ou se é feito na malha já feita. Muitas vezes até a forma como é acondicionado o tecido tem influência pois este pode ser enrolado muito esticado e isso vai-se reflectir na confecção das peças. Para minimizar o problema o melhor é fazer o relaxamento do tecido com uma prévia vaporização. Nada melhor que o calor (neste caso seco) para estabilizar tecidos, sejam malhas ou não. Por exemplo em tecidos com elastan a última operação é sempre a vaporização.
Espero ter ajudado a resolver a sua dúvida. Tenha um bom dia e disponha sempre.
Germana LIRA disse:Olá, Jorge!
Muito importantes e úteis essas informações sobre a estrutura dos tecidos.
Minha dúvida, é aceitável que uma malha 100% algodão, fio 30/1, de acabamento peletizado(excelente toque e acabamento, antes de lavar) sofra um encolhimento de até 7% no comprimento e na largura após primeira lavagem da peça?
Att.
Germana Lira.
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