Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Anita Rodrigues Delmonte
  • Feminino
Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos (1)
  • Eventos
  • Grupos
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos

Amigos de Anita Rodrigues Delmonte

  • Textile Industry

Presentes recebidos

Presente

Anita Rodrigues Delmonte ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Anita Rodrigues Delmonte

Informações do Perfil

EMPRESA QUE TRABALHA
Texbrasil (Programa Estratégico da Cadeia Têxtil desenvolvido pela ABIT em parceria com a APEX-Brasil)
ÁREA DE ATUACAO
Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Programa Texbrasil: balanço nove anos

Criado em 2000 pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Texbrasil tem como objetivo apoiar e preparar as empresas do setor têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1.400 empresas participaram das ações do Programa, que vão desde Palestras de Sensibilização para despertar o interesse no comércio exterior, passa pelas Clínicas de Adequação de Produto, Oficinas Criativas, Consultoria em Comércio Exterior, Feiras e Eventos nacionais e internacionais, até a Prospecção de Novos Mercados e divulgação da imagem da indústria da moda brasileira.

Em 2009, o Texbrasil tem como estratégia ampliar as ações de capacitação das empresas antes do início da exportação. Para isso, além da Clínica de Adequação de Produto, o Programa passou a oferecer em maio deste ano a consultoria em Gestão de Comércio Exterior, feita individualmente com cada empresa pelo especialista Klecius Janduci. “Nossa intenção é que as empresas estejam mais preparadas e, assim, consigam tem um projeto de exportação a longo prazo”, explica Rafael Cervoni Netto, diretor do Texbrasil.

A prospecção de Novos Mercados também está entre as ações em destaque para o ano. Inicialmente muito focada nos principais países da Europa, hoje, a Inteligência Comercial busca intensificar as relações com os países vizinhos e também prospectar mercados como a África e Leste Europeu. “Com a prospecção de novos mercados, conseguimos trazer para as empresas brasileiras demandas diversificadas, ampliando as possibilidades e gerando um volume maior de negócios”, comenta o executivo.

Abaixo, as principais ações do Programa Texbrasil realizadas nesses últimos nove anos:

Palestras de Sensibilização e Clínica de Adequação de Produto

Ministradas pela consultora Geni Ribeiro, a Palestra de Sensibilização tem como objetivo mostrar aos empresários do setor as oportunidades e os desafios do mercado global. As palestras acontecem em todo o Brasil e, tem como público alvo empresas que estão iniciando o processo de exportação. De 2003 a junho de 2009, 10.980 profissionais participaram dos 202 encontros realizados em todo o Brasil.

Já a Clínica de Adequação de Produto, que também conta com a participação da especialista, as empresas tem seus produtos analisados sob o ponto de vista de um comprador internacional. Qualidade do material, estilo das peças, modelagem, cartela de cores, design, preço e capacidade de atendimento às demandas, estão entre os critérios avaliados. A ação teve início em 2005 e, desde então, 745 empresas já passaram pelas Clínicas.

Prospecção de Mercados e Inteligência Comercial

Com o intuito de ampliar as possibilidades de exportação das empresas do segmento têxtil e de confecção, o Texbrasil iniciou em 2003 a Prospecção de Novos Mercados e hoje mantém um núcleo de Inteligência Comercial dedicado à atividade. Anualmente, o departamento pesquisa e monitora a atividade comercial em mercados potenciais com o objetivo de conhecer suas demandas e identificar oportunidades para empresas brasileiras. A partir do resultado dos levantamentos realizados, o Texbrasil promove ações de promoção comercial com o objetivo de apresentar e gerar demanda pelo produto brasileiro nesses países. O Programa já prospectou 29 países e, em 2009, Grécia, Dinamarca e Leste Europeu estão entre os mercados-alvo da ação.

Gestão de Comércio Exterior

Inaugurado em maio de 2009, o departamento de Gestão em Comércio Exterior orienta empresários em processo de exportação com relação à logística, desenvolvimento de tabela de preço em moeda estrangeira, envio de amostras, emissão de documentos de exportação. Apenas no último mês 29 empresas tiveram consultoria com o Texbrasil sobre os processos de exportação.

Projeto Imagem

Com o objetivo de apresentar a moda brasileira aos consumidores dos países onde o Texbrasil atua, o Programa Imagem é responsável por trazer jornalistas internacionais para participarem dos principais eventos de moda do Brasil. Desde o início do Programa, cerca de 769 jornalistas internacionais vieram ao País; só no primeiro semestre de 2009 o número chegou a 111 profissionais, de 26 países.

Feiras Internacionais

Um dos principais acessos para o mercado externo, as feiras de moda internacionais também fazem parte das ações do Texbrasil. O Programa seleciona os eventos mais representativos para cada segmento da cadeia têxtil e organiza a participação das empresas brasileiras, que tem a chance de apresentar seus produtos e fazer contato direto com clientes em potencial. O Texbrasil também auxilia na compra de espaço na mídia local do país, organização de desfiles, contato prévio com compradores e montagem dos estandes. Desde 2001, o Programa esteve presente em 130 feiras internacionais com a participação de 1210 empresas brasileiras. De 2001 a 2008, foram fechados US$ 116 milhões em negócios durante os eventos.

Projeto Comprador

Realizado nas principais feiras e eventos de moda do Brasil, o Projeto traz compradores internacionais dos países-alvo para conhecer os produtos e marcas brasileiras. A iniciativa acontece desde 2001 e foi responsável pela vinda de 716 compradores, que ao todo, conheceram 2.333 empresas nacionais e 108 eventos. Até 2008, os negócios com compradores movimentaram US$ 54 milhões.

Guia Texbrasil

Lançado em maio de 2006, o Guia Texbrasil é uma base de dados online gratuita do setor têxtil, que proporciona a troca de dados e facilita os negócios e relacionamento entre fabricantes, compradores, prestadores de serviços, entidades do setor têxtil, federações, associações, sindicatos, instituições de ensino, cooperativas, agroindústrias e consórcios - ONGS e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos. Atualmente, mais de 35 mil empresas são cadastradas no Guia, sendo, 21.426 nacionais e 13.700 internacionais.








Caixa de Recados (3 comentários)

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Às 6:52 em 31 julho 2010, Tadeu Artur Cavedem disse...
Olá Anita!

Parabéns e feliz aniversário!

Desejo-lhe saúde e energia para que você possa conquistar e realizar todos os seus sonhos nessa nova fase da sua vida.

Sucesso!

Tadeu Artur Cavedem
Consultor e palestrante motivacional
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Às 12:30 em 23 setembro 2009, Textile Industry disse...
Cara Anita,
Seja bem vinda a nossa rede Têxtil e sinta-se a vontade.
Assim como no TWITTER, ou em qualquer outra mídia fique a vontade para divulgar as novidades da ABIT em Textile Industry, afinal os 690 membros nesta data, são militantes da Indústria Têxtil, razão da existência desta associação.
Às 11:20 em 23 setembro 2009, Anita Rodrigues Delmonte disse...
Acompanhem as novidades da indústria têxtil e de confecções no Twitter ABIT/Texbrasil http://twitter.com/ABIT_TEXBRASIL
 
 
 

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço