O Google Cloud São Paulo, que acontece hoje (2/10), em São Paulo, foi palco de apresentações sobre como a nuvem e a inteligência artificial (IA) estão transformando grandes organizações no Brasil. Quatro empresas — TIM Brasil, Natura América Latina, Único e Serpro — compartilharam seus casos de sucesso, destacando o impacto das soluções do Google Cloud em seus negócios e o IT Forum trouxe o resumo.
Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, destacou como a migração para a nuvem foi o primeiro passo de uma transformação digital que agora está totalmente focada em gerar valor por meio de IA generativa. “Migramos nossa plataforma de dados para a nuvem e criamos um data lake. Com isso, passamos a desenvolver campanhas contextualizadas e segmentação de clientes”, explicou ela.
A empresa também lançou a Tais, uma IA que combina tecnologias do Google para atendimento ao cliente. A operadora também implementou soluções como speech-to-text no Network Operations Center (NOC), permitindo uma correção proativa de demandas e melhorando a manutenção preventiva e preditiva. “Hoje, usamos IA com
IA generativa para criar valor nos processos e na experiência do cliente, com chatbots e URA cognitiva, além de testes em agentes mais inteligentes e personalizados”, ressaltou a CIO.
Renata Marques, CIO da Natura América Latina, compartilhou a jornada da empresa com o Google Workspace, destacando a importância da transformação cultural. “Produtividade e cultura foram os pilares da nossa mudança. Implementamos o Google Workspace em 20 mil contas distribuídas em 14 países”, contou ela.
A CIO destacou o papel dos early adopters e do treinamento contínuo para enfrentar a resistência à mudança. “Para cada notícia ruim, precisamos de dez boas. É fundamental manter a mente aberta para navegar para o futuro e abraçar a criatividade”, disse ela, destacando que o treinamento resulta em maior satisfação dos funcionários durante a transição e mais engajamento.
Gabriela Dias, diretora de Engenharia, Segurança e Confiabilidade da Único, apresentou o case de biometria facial da empresa, enfatizando a parceria com o Google Cloud desde 2020. “Garantimos que você seja você em qualquer jornada, com soluções de biometria facial que fornecem segurança sem comprometer a experiência do usuário”, explicou.
Com foco na segurança desde o design, a Único transferiu parte de seus workloads para a nuvem do Google, permitindo uma gestão eficiente de informações sensíveis. “Somos uma empresa de segurança não tradicional e precisamos proteger tanto nossos clientes quanto nossa própria operação”, destacou Dias.
Ariadne Fonseca, diretora de negócios econômicos fazendários do Serpro, destacou a parceria com o Google Cloud para criar uma nuvem com soberania nacional. O Serpro, responsável por 90% dos sistemas estruturantes do governo, está desenvolvendo uma nuvem que garante a não transferência internacional de dados, atendendo às necessidades de segurança e disponibilidade dos serviços públicos em solo nacional.
“Trabalhamos com volumes gigantescos de dados que precisam ser processados e armazenados de forma segura. Nossa parceria com o Google Cloud é fundamental para otimizar os serviços públicos e garantir a eficiência na análise de dados, refletindo diretamente no bem-estar do cidadão brasileiro”, concluiu.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI