Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

5 Dicas de organização e controle de estoque

por: Marcela Leone

A maneira como uma empresa faz a gestão do seu estoque interfere diretamente no serviço prestado ao cliente. Uma loja do ramo de moda, por exemplo, precisa ter uma organização e controle de estoque apurado para não deixar de atender nenhum consumidor por falta de produto.

Entretanto, o alto número de peças e variedades contidas no estoque (roupas íntimas, pijamas, calças, blusas, fitness, etc.) dificulta muito a gestão eficiente e o armazenamento correto dos produtos.

Se a organização e o controle de estoque são obstáculos para o bom funcionamento da sua loja, não deixe de conferir as dicas que separamos para você!

1. Estabeleça um método de organização

Um método de organização eficiente agiliza muito o trabalho dos vendedores durante o atendimento ao cliente e facilita o controle do estoque. Para organizar de maneira estratégica, opte pela demarcação das áreas de maior tráfego em seu estoque e separe esse espaço para armazenar os produtos de maior giro. Normalmente, esse local se encontra na parte da frente do estoque.

Já os itens de menor giro podem ficar localizados na parte de trás. É importante que você reavalie a disposição dos produtos em épocas de promoções e sempre que entrar uma nova coleção.

Outro fator primordial é treinar seus vendedores adequadamente e cobrar a manutenção do método estabelecido.

2. Estabeleça processos

Uma loja que não possui uma rotina de atualização do estoque dificilmente consegue manter o controle dos seus itens e, geralmente, deixa a desejar nos serviços prestados ao cliente.

Se sua loja não possui uma grande diversidade de produtos, uma planilha pode ser a solução. Entretanto, se você possui grande variedade de peças, o mais interessante é optar por um software voltado para a gestão que atenda a realidade de uma loja de moda.

estoque1http://www.alllingerie.com.br/v2/wp-content/uploads/2017/01/estoque1.jpg 600w" sizes="(max-width: 600px) 100vw, 600px" />

Porém, se o giro de seus produtos é alto e sua equipe de vendedores também é grande, o mais aconselhável é adotar um sistema de gestão integrada para facilitar a contagem do seu inventário e a atualização constante dos seus itens armazenados.

3. Programe as compras

Estabeleça um calendário equilibrado para conseguir manter a organização e controle de estoque, e garantir que não falte nenhum produto para o seu consumidor. Ao definir no calendário os dias para fazer o seu pedido de compras, tome cuidado para não sobrecarregar suas atividades em um mesmo dia e correr o risco de deixar alguma tarefa malfeita por falta de tempo.

estoque2http://www.alllingerie.com.br/v2/wp-content/uploads/2017/01/estoque2.jpg 600w" sizes="(max-width: 600px) 100vw, 600px" />

Outro ponto importante é evitar realizar essas atividades em dias de alto movimento, para que a atenção seja voltada apenas para o crescimento das vendas. Por fim, esteja atento à rotatividade da coleção antiga para não correr o risco de ficar com o estoque muito cheio quando a nova coleção chegar.

4. Automatize o gerenciamento de estoque

O software de gerenciamento de estoque é muito utilizado pelas empresas devido à sua eficiência e suporte dado aos lojistas. Ao escolher a ferramenta mais adequada, opte por aquela que lhe oferece um relatório e análise das peças vendidas, atualização constante dos produtos armazenados, rastreamento dos produtos (por numeração, cor, coleção), cotação de preços dos fornecedores e alerta sobre a necessidade de reposição.

Para encontrar um software com um bom custo-benefício, é fundamental que você avalie primeiramente quais são as suas necessidades para depois fazer uma pesquisa de mercado.

5. Faça inventário regularmente

Por mais que o software seja uma excelente ferramenta para auxiliar na organização e controle de estoque, o serviço do gestor de estoque não é dispensado. Para conseguir exatidão no controle e até mesmo avaliar a eficiência do software, é essencial que você faça a conferência regularmente dos itens armazenados.

Dessa maneira, você conseguirá encontrar possíveis falhas ou desvios e corrigir rapidamente os problemas encontrados. Após o inventário, analise os produtos em excesso e sem saída para avaliar e planejar promoções, pois as peças sem saída no estoque significam mais um custo para sua loja.

Fonte: Blog da Zanotti | Fotos: reprodução

http://alllingerie.com.br/5-dicas-de-organizacao-e-controle-de-esto...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 467

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço