Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

5 Temas prioritários para o Brasil, segundo os empresários

Pesquisa da CNI mostra redução de impostos e reforma tributária no topo da lista de prioridades para o próximo presidente.

Lula ou Bolsonaro? Quem vai ganhar a disputa presidencial no próximo dia 30? Para os empresários industriais brasileiros, independentemente do resultado das eleições, a primeira atitude a ser tomada pelo próximo presidente tem que ser a redução de impostos.

As informações estão no levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendado ao Instituto FSB de Pesquisa. Foram ouvidos 1.001 executivos de empresas industriais de todos os portes e de todas as regiões do país entre os dias 10 e 24 de agosto de 2022.

Agenda de Prioridades Empresarios.pdf (1,3 MB)

Abaixo você confere a lista completa de prioridades para o Brasil, na opinião dos empresários.

1. Redução de impostos

41% dos empresários brasileiros acreditam que a redução da carga tributária tem que ser a prioridade do próximo presidente eleito.

Quando questionados sobre quais são as principais prioridades para a economia brasileira nos próximos dois anos, a redução de impostos também aparece em primeiro lugar, com 43% das respostas.

2. Reforma tributária

Para 23% dos entrevistados, a reforma tributária tem que ser a primeira medida de quem vencer o segundo turno. 

A simplificação de impostos é apontada como prioridade para melhorar a economia brasileira nos próximos dois anos por 28% dos empresários ouvidos na pesquisa.

3. Linhas de crédito facilitadas

Os empresários também sentem falta de mais incentivos e facilidades para conseguir crédito. O assunto foi apontado por 17% dos entrevistados como o mais importante a ser resolvido.

Além disso, a ampliação do acesso ao crédito é vista por 7% dos entrevistados como a principal prioridade para melhorar a economia brasileira nos próximos dois anos.

4. Redução de taxa de juros

Outro problema grave, segundo os executivos, é a taxa de juros, que está muito alta. 8% deles apontaram a redução das taxas como ação prioritária para o próximo governo.

Não entende direito sobre esse assunto? No podcast abaixo a gente de explica tudo sobre a Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

5. Desburocratização

Para 7% dos empresários brasileiros, a primeira atitude do novo presidente tem que ser a simplificação de processos, como abertura e fechamento de empresas, pagamento de impostos, contratações e demissões.

Conheça as propostas da indústria para os candidatos à Presidência da República

Qual é o tamanho do desafio de tornar o Brasil um país mais competitivo, desenvolvido, mais educado, sustentável e menos desigual? 

Para refletir sobre esses dilemas, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preparou a minissérie especial Desafio : Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país.  

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação. 

A minissérie envolve estudos e análises das 21 Propostas da Indústria para as Eleições 2022.

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço