Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

6 dicas práticas para ensinar consumo consciente para nossos filhos

15935545995_f6680092f9_z

Eu sempre defendi o consumo consciente, desde a época da faculdade. No meu trabalho com moda, percebi muito cedo que nesse segmento, o consumo excessivo é muito estimulado, quase idolatrado. Todos têm que estar na moda, seguindo as últimas tendências. Depois que me tornei mãe, percebi um apelo igualmente forte no segmento de moda infantil. Claro que é uma delícia comprar roupinhas para nossos filhotes ficarem cada vez mais fofos, mas temos que ter bom senso para não exagerar e acabar comprando roupas que nunca serão usadas, não é mesmo?

É importante ensinar aos nossos filhos que devemos comprar roupas pensando nas nossas necessidades e não fantasiando uma imagem ilusória. Só porque uma determinada modelo ou celebridade vestiu uma peça, não quer dizer que nós devamos seguir o seu estilo cegamente. Consumo consciente não tem nada a ver com deixar de consumir, pelo contrário. Devemos consumir o que realmente precisamos e o que se encaixa em nosso estilo de vida. Uma criança não precisa de um armário super lotado de roupa, mesmo porque elas usam por pouco tempo e logo precisam ser substituídas por tamanhos maiores.

Além disso, nosso planeta dá sinais de desgaste, os recursos naturais são escassos e essa é uma realidade que está cada vez mais próxima de todos nós. Mas o que podemos fazer? Primeiro, devemos nos desfazer de velhos mau hábitos, para dar lugar a uma nova consciência de consumo. Ensinar isso aos nossos filhos, desde cedo, irá ajudar na formação dos seus valores como pessoa.

Analise primeiro
Antes de comprar uma roupa nova, pergunte-se se seu filho realmente precisa daquilo. É muito comum alguma peça de roupa ficar pequena sem sequer terem sido usada. Por isso compre aquilo que é necessário, na quantidade adequada, sem excessos.

Use o máximo que puder
Devemos fazer o possível para usar todas as roupas dos nossos filhos o máximo possível. Para isso, devemos investir em qualidade, conforto e praticidade. Somente roupas de boa qualidade duram mais e podem ser usadas por mais tempo.

Faça consertos
Periodicamente é importante dar uma boa inspecionada nas roupas das crianças para ver se os botões estão firmes, se as costuras estão em boas condições e outros detalhes que podem passar despercebidos no dia-a-dia. Além de uma medida de segurança, essa estratégia serve também para separar as roupas que necessitam de reparos. Muitas vezes uma peça relativamente nova pode precisar de um pequeno reparo, ou mesmo uma reforma, que prolongará muito a sua vida útil. Se você não possui habilidade para costura, procure um atelier de consertos.

Faça doações
Consumo consciente também é saber prolongar a vida útil de uma roupa, passando adiante enquanto estiver em boas condições. Se a roupa ficou pequena ou simplesmente a criança enjoou, pode ser doada a outras crianças ou instituições. Devemos envolver nossos filhos no processo de seleção e entrega dos itens a serem doados, para despertar neles a empatia em relação ao outro e gerar a consciência de cidadania. Podemos adotar o hábito de doar as roupas usadas, sempre que fizermos compra de novas roupas. Devemos ensinar à criança que a doação não tem apenas o objetivo de esvaziar o armário para adquirir roupas novas, mas de proporcionar a outras crianças ter as coisas básicas, que para nós parece tão natural.

Promova troca-troca
Antes de resolver doar todas as roupas que não servem mais e correr para as compras, que tal promover um troca-troca? Pode ser uma boa oportunidade para reunir parentes e amigos queridos que também têm filhos e fazer trocas. É uma atitude sustentável que também pode ser muito divertida!

Faça das compras um evento especial
Quando compramos compulsivamente produtos que não precisamos, o momento da compra torna-se corriqueiro. Para estimular o consumo consciente, podemos programar as compras com antecedência e encarar esse momento como mais um marco de crescimento da criança. A necessidade de roupas novas significa que nossos filhos estão crescendo e isso é sinal de que estão se desenvolvendo bem, o que é um motivo de alegria.

Links para o blog e redes sociais:

Fonte: http://www.itsagirl.com.br   


Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço