Que o Brasil tem diversos desafios para superar, todo mundo sabe. Mas, quais são os mais importantes? Saúde, educação, segurança, economia? Cada um tem a sua opinião e isso varia de acordo com a realidade de cada pessoa, mas uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou qual é o pensamento da maioria. Abaixo você confere os seis temas eleitos como prioritários para o país nos próximos anos, na opinião dos brasileiros.
O levantamento Agenda de Prioridades, encomendado ao Instituto FSB Pesquisa, ouviu 2.030 brasileiros a partir de 16 anos de idade, entre 16 e 21 de agosto, em todo o país. A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
1. Saúde pública
43% dos brasileiros entrevistados na pesquisa elegeram a saúde pública como primeiro ou segundo problema mais importante a ser resolvido pelo próximo governante do país.
Além disso, uma em cada três pessoas ouvidas escolheram a saúde como área que mais piorou nos últimos quatro anos.
Como solução para melhorar o SUS no Brasil, 31% dos entrevistados responderam que é preciso contratar mais médicos e enfermeiros, 21% querem novos hospitais e postos de saúde e 19% sugeriram melhorar a qualificação dos profissionais.
2. Educação pública
A educação foi o segundo problema mais citado pelos brasileiros na pesquisa Agenda de Prioridades. 34% dos entrevistados citaram esse tema como primeira ou segunda prioridade.
A principal medida para melhorar a qualidade do ensino no país, na opinião de 26% dos brasileiros, é capacitar mais os professores. 23% citam aumentar os salários desses profissionais como estratégia para alavancar a educação no país e 17% defendem melhor infraestrutura nas escolas.
3. Emprego
O desemprego é o terceiro maior problema do país, segundo a pesquisa. 21% dos entrevistados escolheram esse tema como prioridade para o próximo Presidente da República.
Quando questionados sobre qual é o principal entrave ao desenvolvimento econômico do país, 44% dos participantes indicaram que é a criação de empregos.
4. Pobreza e desigualdade social
Para 12% dos brasileiros entrevistados, a prioridade do próximo Presidente da República deve ser combater a pobreza e a desigualdade social.
Depois da criação de empregos, o combate à desigualdade social e à pobreza é indicado por 26% da população como principal entrave ao desenvolvimento econômico do país.
5. Inflação
9% dos brasileiros indicaram o combate à inflação como principal medida que o próximo governante deve tomar.
O controle dos preços aparece em quarto lugar, com 24% das respostas, quando os entrevistados são questionados sobre os principais entraves ao desenvolvimento econômico do país.
Não sabe bem o que é inflação? A gente explica:
6. Segurança pública
A segurança pública também foi citada por 9% dos entrevistados como prioridade para os próximos quatro anos.
Além disso, para 12% dos brasileiros, a segurança foi a área que mais piorou no país nos últimos quatro anos. É o quinto problema mais citado pelos entrevistados.
Por outro lado, 4% indicaram que a segurança pública melhorou no último mandato presidencial. A área ficou em 7º lugar no ranking.
Conheça as propostas da indústria para os candidatos à Presidência da República
Qual é o tamanho do desafio de tornar o Brasil um país mais competitivo, desenvolvido, mais educado, sustentável e menos desigual?
Para refletir sobre esses dilemas, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preparou a minissérie especial Desafio : Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país.
Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação.
A minissérie envolve estudos e análises das 21 Propostas da Indústria para as Eleições 2022.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI