Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

6 Problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

Pesquisa inédita da CNI revela que, para os eleitores, saúde, educação, segurança e a economia do país devem ser as prioridades do próximo governante.

Que o Brasil tem diversos desafios para superar, todo mundo sabe. Mas, quais são os mais importantes? Saúde, educação, segurança, economia? Cada um tem a sua opinião e isso varia de acordo com a realidade de cada pessoa, mas uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou qual é o pensamento da maioria. Abaixo você confere os seis temas eleitos como prioritários para o país nos próximos anos, na opinião dos brasileiros.

O levantamento Agenda de Prioridades, encomendado ao Instituto FSB Pesquisa, ouviu 2.030 brasileiros a partir de 16 anos de idade, entre 16 e 21 de agosto, em todo o país. A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Acesse a pesquisa completa:

Agenda de Prioridades - Opinião Pública.pdf (1,3 MB)

1. Saúde pública

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

43% dos brasileiros entrevistados na pesquisa elegeram a saúde pública como primeiro ou segundo problema mais importante a ser resolvido pelo próximo governante do país.

Além disso, uma em cada três pessoas ouvidas escolheram a saúde como área que mais piorou nos últimos quatro anos.

Como solução para melhorar o SUS no Brasil, 31% dos entrevistados responderam que é preciso contratar mais médicos e enfermeiros, 21% querem novos hospitais e postos de saúde e 19% sugeriram melhorar a qualificação dos profissionais.

2. Educação pública

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

A educação foi o segundo problema mais citado pelos brasileiros na pesquisa Agenda de Prioridades. 34% dos entrevistados citaram esse tema como primeira ou segunda prioridade.

A principal medida para melhorar a qualidade do ensino no país, na opinião de 26% dos brasileiros, é capacitar mais os professores. 23% citam aumentar os salários desses profissionais como estratégia para alavancar a educação no país e 17% defendem melhor infraestrutura nas escolas.

3. Emprego

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

O desemprego é o terceiro maior problema do país, segundo a pesquisa. 21% dos entrevistados escolheram esse tema como prioridade para o próximo Presidente da República.

Quando questionados sobre qual é o principal entrave ao desenvolvimento econômico do país, 44% dos participantes indicaram que é a criação de empregos.

4. Pobreza e desigualdade social

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

Para 12% dos brasileiros entrevistados, a prioridade do próximo Presidente da República deve ser combater a pobreza e a desigualdade social.

Depois da criação de empregos, o combate à desigualdade social e à pobreza é indicado por 26% da população como principal entrave ao desenvolvimento econômico do país.

5. Inflação

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

9% dos brasileiros indicaram o combate à inflação como principal medida que o próximo governante deve tomar.

O controle dos preços aparece em quarto lugar, com 24% das respostas, quando os entrevistados são questionados sobre os principais entraves ao desenvolvimento econômico do país.

Não sabe bem o que é inflação? A gente explica:

6.    Segurança pública

6 problemas urgentes que o Brasil precisa resolver na opinião dos brasileiros

A segurança pública também foi citada por 9% dos entrevistados como prioridade para os próximos quatro anos.

Além disso, para 12% dos brasileiros, a segurança foi a área que mais piorou no país nos últimos quatro anos. É o quinto problema mais citado pelos entrevistados.

Por outro lado, 4% indicaram que a segurança pública melhorou no último mandato presidencial. A área ficou em 7º lugar no ranking.

Conheça as propostas da indústria para os candidatos à Presidência da República

Qual é o tamanho do desafio de tornar o Brasil um país mais competitivo, desenvolvido, mais educado, sustentável e menos desigual? 

Para refletir sobre esses dilemas, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preparou a minissérie especial Desafio : Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país.  

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação. 

A minissérie envolve estudos e análises das 21 Propostas da Indústria para as Eleições 2022.

Exibições: 23

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço