O que você precisará saber no ano que vem, em cinco e em dez anos para ser bem-sucedido em sua indústria? Como o setor em que atua estará no futuro? Como tem evoluído?
Pense o quão diferente seu trabalho era nos anos 1980 e 90. Talvez sua profissão ainda nem existisse naquela época. E veja: passaram-se apenas 20 ou 30 anos. O mundo mudou inacreditavelmente rápido. No início da década de 90, usar o Microsoft Word e o Excel eram consideradas capacidades avançadas de informática para muitos cargos. Agora, as pessoas nem mesmo citam essas habilidades em seus currículos.
A verdade é que o escopo de cada carreira está mudando – e se não está, em breve a função se tornará obsoleta. Se você pensa que sua carreira não será afetada pelas mudanças tecnológicas, preste atenção no que vem a seguir. O consultor Bernard Marr, autor de Big Data: Using SMART Big Data, Analytics and Metrics to Make Better Decisions and Improve Performance (Análise de informações: Usando os dados inteligentes, análises e métricas para tomar decisões melhores e aumentar a performance, ed. Wiley) publicou um artigo no Linkedin sobre o tema. Ele enumera sete habilidades chaves que praticamente todo profissional precisará para ser bem-sucedido no mundo corporativo em um futuro próximo. "Funcionários inteligentes, atentos aos avanços começarão a adquirir e a aprimorar essas capacidades hoje, para estarem preparados no futuro", afirma ele.
A seguir, as sete capacidades indispensáveis daqui para frente, segundo Marr.
1. Entenda as informações
"Não estou dizendo que todos devem se tornar cientistas de dados. O que estou dizendo é que praticamente todo campo de trabalho será afetado pela análise de dados (o big data) no futuro próximo." Logo, faz sentido se familiarizar com esse conceito e com o modo como ele funciona. Faça pesquisas sobre os tipos de coleta de dados que afetarão especificamente o seu negócio e o seu trabalho e sobre as maneiras mais comuns de aplicação. Aprenda os conceitos básicos sobre coleta e análise de dados para aprender a fazer as perguntas certas aos profissionais da sua empresa responsáveis pelos dados.
2. Preste atenção à cyber segurança
Alguns casos públicos já mostraram que uma brecha na segurança podem causar grandes estragos e até quebrar uma companhia. No entanto, as empresas ainda estão lentas na implementação das métricas de segurança que irão protegê-las. Não importa qual seja sua posição hierárquica, estar atento ao tema irá ajudá-lo a proteger a si mesmo, seu computador e seus clientes. Esse cuidado pode incluir atitudes simples, como manter seu crachá sob controle e seguir as recomendações de TI na hora de criar uma senha. O importante é evitar a vulnerabilidade, garantir que você não seja a parte fraca na cadeia de segurança.
3. Familiarize-se com as mídias sociais
À medida que as empresas estão mais confortáveis com o uso das mídias sociais, mais elas observam os funcionários nesse ambiente como "embaixadores da marca" online. Mesmo que você não seja oficialmente convidado a desempenhar esse papel, alguns casos têm mostrado que as empresas não estão hesitando em desligar empregados que defendem posições contrárias nas redes. Tenha interesse pelas políticas da sua empresa e como funcionam os filtros de privacidade em todas as suas contas. Quanto mais você souber sobre como usar as mídias sociais, mais positivamente ativo estará em sua empresa.
4. Entenda a computação em nuvem
Se você ainda não o fez, familiarize-se com o conceito de computação em nuvem (cloud computing). Mais e mais, as empresas armazenam seus dados e seus aplicativos, internos e externos, na nuvem. Compreender basicamente como funciona a computação em nuvem, onde os dados da sua companhia estão guardados e como manter isso seguro o tornará um funcionário mais valioso.
5. Torne-se expert em comunicações por vídeo
Vídeoconferências vieram para ficar. Teleconferências dão lugar às chamadas com vídeos, assim como as reuniões com clientes e muito mais. Aproveite esse momento para exercitar a comunicação informal por meio de vídeo, em programas como o Skype, que muitas empresas usam hoje para entrevistas de emprego à distância. Assim, estará mais confiante no momento de usar esses recursos em ocasiões em que realmente são fundamentais para sua reputação e carreira.
6. Abrace a internet das coisas
Dispositivos "inteligentes" que são conectados à internet já superam, em quantidade, as pessoas conectadas à internet. E esse campo só tende a crescer. A maioria das indústrias deve incorporar uma gama de dispositivos inteligentes – como sensores – em seus modelos de negócios. Então, empregados inteligentes devem aprender os conceitos básicos que explicam por que essas ferramentas se tornaram tão interessantes. Dê uma olhada nas tendências para o seu setor, e esteja pronto para dar o próximo passo para implementar os dispositivos em um futuro próximo. Será imprescindível que todo mundo – de CEOs a operários – estejam conectados à internet e aptos a usar os dispositivos de trabalho daqui a alguns anos.
7. Esteja pronto para trabalhar no celular ou tablet
A computação está se afastando da mesa e se tornando móvel – e não só em celulares, tablet ou telefones, mas em todo lugar. Se isso não aconteceu ainda, acontecerá em breve. Acredite, você poderá acessar seu trabalho por um aplicativo no celular, em outro dispositivo de mão ou ainda no relógio de pulso ou painel na parede de casa. Isso significa que quanto mais familiarizado você estiver com os sistemas de operação móveis, mais apto estará a acompanhar essa mudança.
http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2015/11/7-habilidad...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI