Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

99jobs cria projeto em parceria ONU para promover equidade racial

Objetivo do projeto 10.000 Trainees Negros é ajudar a promover a equidade racial nas empresas.

Equipe da 99Jobs em Nova York durante a assinatura do Pacto Global que firmou o comprometimento da companhia com políticas de cunho social (Crédito: Divulgação)

Em parceria com o movimento “Raça é Prioridade”, a empresa especializada em processos seletivos 99jobs criou o projeto 10K Trainees Negros, que busca promover a inserção e capacitação de profissionais negros em empresas inscritos no programa.

A iniciativa tomou fôlego após a empresa se tornar embaixadora do Pacto Global da ONU durante a SDGs in Brazil. O evento reuniu cerca de 300 lideranças de empresa nacionais e internacionais que buscam promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do órgão multilateral. Os encontros iniciam em fevereiro de 2023.

“Esse é um projeto tão complexo e ambiciosos que é quase como se estivéssemos criando uma outra empresa especializada em oportunidades voltadas à população negra”, diz Eduardo Migliano, CEO da 99jobs.

Ao longo de cinco anos, o programa pretende recrutar e capacitar 10 mil pessoas em todo o Brasil e, dentre essas, colocar três mil em cargos de liderança até 2030.

Segundo Migliano, é preciso que pessoas negras estejam em posições estratégicas capaz..., afinal, é um desafio para as empresas promoverem ações afirmativas sem terem essas pessoas integradas no time.

Há duas maneiras de entrar no 10.000 Trainees Negros: pessoas interessadas em participar e as empresas que buscam contratar os talentos negros podem se inscrever na plataforma – companhias devem também se vincular ao movimento Raça é Prioridade para poderem participar. Durante os dois anos de formação, os participantes irão aprofundar os conhecimentos nos conceitos de racismo estrutural, democracia racial e letramento racial. Além disso, haverá aulas de gestão e desenvolvimento de competências.

“Todas as empresas recrutadoras são companhias que geram e fazem parte do racismo estrutural, porque quando uma empresa não reúne currículos de pessoas negras e não questiona a empresa contratante sobre isso, ela está alimentando esse sistema”, explicita Migliano.

Segundo ele, antes dos primeiros programas de ação afirmativa serem feitos para empresas, a 99jobs iniciou um processo de reestruturação interna da equipe e dos conselhos. “Temos 58% dentro da empresa e, dentre essas, 38% estão na alta liderança da organização”, finaliza.

Renan Honorato

https://www.meioemensagem.com.br/midia/99jobs-onu-trainees-negros

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço