Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A força da produção siderúrgica da China

SÃO PAULO - Os altos-fornos da indústria chinesa de aço, de janeiro a agosto, despejaram 410 milhões de toneladas de aço no mercado, conforme  dados publicados hoje pela World Steel Association (WSA). Esse volume retratou um ritmo de crescimento de 10,3%, em linha com a expansão econômica do país.

A grande pergunta que se faz é até quando o consumo interno da China vai absorver esse volume mastodonte de aço. Obras de infraestrutura e o mercado imobiliário são duas forças locais que puxam o consumo de produtos siderúrgicos. 

De outro lado, há a indústria de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrodomésticos e máquinas,  hoje com musculatura global, também como importante  consumidora.

Mensalmente, a produção das usinas chinesas já beira 60 milhões de  toneladas, quase o dobro do total do Brasil durante todo um ano, aponta a WSA.  Nesse ritmo,  o parque siderúrgico da China – formado por várias centenas de usinas de todos os tamanhos –, pode atingir no ano a marca de 700 milhões de toneladas de aço bruto.

O país respondeu por 46% da produção mundial de aço neste ano em sete meses. Em julho, com 59,3 milhões de toneladas, o índice ficou em 46,5%. Esse desempenho, por outro lado, deixa muito felizes as mineradoras  de ferro e de carvão, as duas principais matérias-primas  do aço. Vale, Rio Tinto e BHP Billiton continuam sustentando a maior parte de suas vendas no mercado chinês.

O grande receio do Ocidente, no entanto,  é a saturação doméstica da demanda chinesa de aço, levando os fabricantes locais a buscar mercados fora do país e da Ásia para desovar seus produtos.

O Brasil, por exemplo, no ano passado, viu seu mercado ser invadido por aço estrangeiro. Quase um terço  das 5,9 milhões de toneladas tinha como origem a China.

Projeções da WSA apontam consumo chinês de produtos finais de aço em 599 milhões de toneladas em 2011, o que representa  3,5% acima do ano passado. No mundo, a estimativa é de 1,34 bilhão de toneladas.

Representantes da siderurgia brasileira se preocupam com o elevado excesso de oferta de aço no mundo. A capacidade extra das usinas é estimada em mais de 550 milhões de toneladas. 

A produção global de material bruto poderá alcançar 1,52 bilhão de toneladas este ano , um acréscimo de 8% sobre o volume de 2010. Já a  previsão para o consumo em 2011, antes da nova onda de crise nos EUA e na Europa, era de 5,3%, conforme as projeções da WSA.

Desempenho mundial até julho

Dez maiores fabricantes mundiais (em milhões de toneladas)

Fonte: WSA
Países 2011 2010
China 410 372
Japão 63 64
EUA 50 47
Índia 42 40
Rússia 40 38
Coreia do Sul 39 33
Alemanha 27 26
Brasil 21 19
Ucrania 20 19
Turquia 19 16
     
     
     
     

(Ivo Ribeiro | Valor)

Fonte:|http://www.valor.com.br/empresas/982876/analise-forca-da-producao-s...

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Gustavo Pereira dos Santos em 24 agosto 2011 às 7:58

O Brasil exporta o ferro.

A China transforma em aço.

Manufatura peças e exporta para a gente de volta.

Temos que ter mais siderurgicas para não enviar o ferro para eles e gerar mais empregos aqui.

Tem que ser economista para entender isto!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço