Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A música como instrumento de educação e integração familiar e social

Nosso trabalho como gestores, educadores e formadores de opinião tem como foco as pessoas e suas ações nos grupos.

 

Um homem isolado pouco realiza, a força de toda sociedade depende dos seus integrantes. A ansiedade dos estudiosos do comportamento é entender o ser humano e a cola que os une.

 

É impossível imaginar uma fogueira, pessoas ao redor, sem música, não é verdade?

 

Não importa se estamos falando de tribos na pré-história, de nações indígenas às quais podemos ter acesso, ou jovens na reunidos na praia.

 

A história do homem está registrada na história da música. Antes da escrita, assim seus feitos eram contados e cantados.

 

A música sempre reuniu famílias, integrou elementos à sociedade, perpetuou feitos, manteve as tradições.

 

Observar famílias musicais é extremamente interessante, nota-se a alegria, a solidariedade, a participação, o comprometimento, a doação, a generosidade. Esses são requisitos próprios da música.

 

Quando quiser informações e imagens de uma família ou sociedade em harmonia preste atenção em uma orquestra. Ainda que encontremos a liderança no solo de um instrumento, os demais são solidários em harmonia.  É o apoio harmônico de todos que promove o brilho de um.

 

Ora, essa riqueza pode ser elemento de integração no ambiente produtivo, provocando motivação e redução de conflitos, mas como?

 

Inserindo-a desde cedo na educação de nossos futuros profissionais e gestores. Música nas escolas não como passatempo, mas como ferramenta de educação.

 

Preste atenção nas lições de Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes):

 

"A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras. A música fez bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação".

 

A música é um instrumento extraordinário, pois desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical.

 

Há provas suficientes, inclusive retratadas em filmes, de que a música acalma, disciplina grupos desatentos e desobedientes, e age sobre diversas partes do cérebro como um dos estímulos mais potentes para seus circuitos, facilitando o aprendizado.

 

A música atuando nos dois hemisférios do cérebro, o lado esquerdo que é lógico e sequencial e o direito que é holístico, intuitivo e criativo, prepara as pessoas para as exigências e os desafios do mundo moderno, onde a retenção de informações, conhecimentos e interatividade são cada vez maiores.

 

Usando a sabedoria de Vitor Hugo, diria que nas famílias e sociedades musicais “A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio."

 

Autores:

 

Rosangela Maria Eneas

Publicitária, Redatora, Diretora da RME Metodologias

www.rmemetodologias.com.br

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial da Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

www.postigoconsultoria.com.br

 

Universitário, precisa de apoio para o TCC?

Visite:

http://www.rmemetodologias.com.br/

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço