Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A mudança do incômodo ou o incômodo da mudança

Como diz o velho ditado, em gestão,  nada é tão constante quanto às mudanças.

 

Estas podem acontecer pelas mais diversas razões,  desde a cultura de aperfeiçoamento tecnológico e ou administrativo da empresa   até a tentativa de copiar um modelo vencedor.

 

Quando vemos uma organização inovadora e bem sucedida, temos a impressão de que foram os novos produtos e as novas tecnologias que a levaram às mudanças, na verdade foram as mudanças que a levaram a esse desenvolvimento.

 

Foram a resistência à acomodação e o movimento constante, gerando uma cultura favorável às mudanças, que provocaram as mentes criativas e projetaram essa luz, produzindo inovações.

 

Há uma tendência nessas organizações dos processos precederem o produto. Desenvolve-se uma técnica ou tecnologia e como resultado surgem os produtos.

 

O domínio de uma matéria, nesse caso, cria um incômodo pela necessidade de aplicação, visto que o equilíbrio encontra-se com o seu uso.

 

A mente ou organização incansável busca entender e desenvolver o estudo sobre uma questão, quando bem sucedida agita-se para ver o resultado da aplicação.

 

Ajustes de procedimentos e processos faz-se  no caminho, uma vez que a base está firmada.

 

O esforço é para mudar o incômodo,  da descoberta à aplicação final, e ter a satisfação do trabalho concluído. Lógico, até a próxima descoberta.

 

Na outra ponta temos as empresas que procuram acompanhar as inovações para poderem concorrer no mercado em pé de igualdade, mas não tem a mesma cultura criativa. O fato de mudanças serem necessárias cria uma situação incômoda.

 

Nesse caso, a empresa parte do produto a copiar   para as mudanças de processo e finalmente de procedimentos e comportamentos. Em muitos casos, o impacto é considerável  e o incômodo gerado é de  difícil  assimilação  , levando a empresa a fracassar  no  projeto.

 

Agindo na contramão, a  mudança provoca incômodo e como a tendência é de buscar acomodação muitas tarefas acabam sendo executadas de forma inadequada.

 

Isso me faz lembrar o projeto de crescimento de uma organização, com constante  atualização tecnológica, onde um dos empresários sempre nos perguntava:-Quando  terei  um pouco de  sossego, poderei parar de investir, comprar máquinas e  desfrutar mais a vida?.

 

O segmento em constante mudança gerava um tremendo incômodo para esse empreendedor, ao passo que para outros era uma necessidade básica  e tinha efeito motivacional.

 

Um Chef de cozinha poderia fazer cada dia melhor seu arroz com feijão, bife e batatas, apenas melhorando o processo, contudo à medida que testa novos temperos, sabores, cria novos pratos.

 

Assim é em qualquer segmento de negócios. Alguns com impactos não tão contundentes, outros com brutais transformações.

 

Os fabricantes de recursos  para gravação de dados na área de computação se deparam com novidades a cada dia, o fabricante de pregos vai encontrar algumas novidades em processo e material e o fabricante de galochas praticamente nenhuma.

 

O título deste texto não  é apenas um jogo de palavras, pois o entendimento do que provoca a maior insatisfação e não satisfação é que determina o sucesso ou fracasso de um projeto. Lembrem-se , de modo geral as pessoas não desistem dos projetos depois de tê-los concluído,  por não  gostarem , elas desistem no caminho.

 

Por essa razão, um volume significativo de empresas não consegue levar em frente um projeto de organização ou reorganização. Muitas iniciam , mas dado os incômodos gerados desistem .

 

Outras avançam no processo, mas assim que o mentor, o incentivador ou a consultoria deixa a empresa tentam voltar a se acomodar na situação em que viviam.

 

Mesmo a água que gosta de calmaria e procura se acomodar no ponto mais baixo da montanha, onde não assola o vento, acaba nas turbulências dos oceanos.

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreir...

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br       

ivan@postigoconsultoria.com.br

 

"Quando a sorte me procura ela sempre me encontra trabalhando“

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço