Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ABNT e SEMA/RS assinaram Termo de Cooperação para promover ações de apoio e desenvolvimento do setor de lã natural

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA/RS) firmaram nesta quinta-feira (dia 31) Termo de Cooperação visando à promoção de ações dirigidas ao apoio e desenvolvimento do setor de lã natural. O documento foi assinado pela secretária Marjorie Kauffmann e o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Segundo a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, a assinatura do acordo surgiu a partir do exemplo da certificação da cadeia de algodão. “Pensamos em trazer essa parceria para a cadeia de lã, e sabemos que a ABNT tem sido parceira de entidades de meio ambiente nas agendas de construção de acordos e protocolos, que geram sustentabilidade para o meio ambiente. Tenho a certeza que podemos nos transformar num case de sucesso para outras cadeias produtivas”, afirmou.

Assinatura do termo de coperação entre ABNT e Sema - Foto: Felipe Martins - Ascom/Sema 

Assinatura do termo de coperação entre ABNT e Sema - Foto: Felipe Martins - Ascom/Sema 

Serão realizadas ações conjuntas para a valorização, desenvolvimento e aprimoramento dos produtores de lã natural, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais e institucionais, de modo a assegurar o seu fortalecimento perante as categorias representadas. A ABNT desenvolverá sua atividade como órgão certificador do programa de rotulagem ambiental do tipo1, com base nas normas ABNT NBR ISO 14020 e ABNT NBR ISO 14024, para a certificação do produto lã natural com parâmetros em critérios técnicos, ambientais e de sustentabilidade, mediante prévia consulta à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e à Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e seus associados (Arco).

O presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mario William Esper, afirma que há a necessidade de uma adequação às exigências do mercado de crédito de carbono para as exportações de lã de ovelha. “Possuímos um mercado de certificações muito valorizado no exterior, estamos presente em 16 países. Portanto, esse acordo de certificação nos dá qualidade de produção para nos colocar em igualdade com o mercado competitivo internacional”, concluiu.

Da esquerda para direita: Mario William Esper, Presidente da ABNT e Paula Hofmeister, Coordenadora da comissão de meio ambiente da Farsul 

Da esquerda para direita: Mario William Esper, Presidente da ABNT e Paula Hofmeister, Coordenadora da comissão de meio ambiente da Farsul 

Serão estabelecidos mecanismos de intercâmbio e apoio técnico, por meio da promoção de certificações, auditorias, cursos, palestras, seminários e outros eventos que objetivem a aquisição, a atualização e o aprimoramento de conhecimentos. A meta é introduzir técnicas que possibilitem o aumento da qualidade, produtividade das entidades e dos seus associados.

Serão promovidos os cursos realizados pela ABNT e acesso a informações de interesse dos segmentos representados, referentes à tecnologia e oportunidades de negócio. O Termo de Cooperação prevê, ainda, ações para a divulgação e o fortalecimento das entidades.

Cada instituição indicará um coordenador que será o responsável pela implantação, execução e acompanhamento das atividades previstas no Termo de Cooperação.

ABNT FEITA PARA VOCÊ!

https://www.abnt.org.br/noticias/noticia/2496/ABNT-e-SEMA/RS-assina...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço