Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abrir mercado europeu aos têxteis do Paquistão é «um erro»

Eurodeputado Nuno Melo teme consequências negativas sobre sector em Portugal

 

O eurodeputado Nuno Melo defendeu esta sexta-feira que a abertura do mercado europeu aos têxteis paquistaneses é um «erro que terá consequências graves para os têxteis portugueses e é uma injustiça para com os empresários» nacionais.

Nuno Melo versou a sua intervenção no ciclo de conferências sobre o desenvolvimento local e regional, visto desde a Europa, sobre o impacto da «abertura dos mercados europeus e as políticas de desenvolvimento regional».

O alvo das críticas do eurodeputado foi a abertura do mercado da união europeia, nomeadamente do mercado têxtil, a países como o Paquistão.

«É injusto que aos nossos empresários têxteis sejam exigidas uma série de regras e que cumpram uma série de leis, como respeito pelos direitos sociais, deveres ambientais, proibição do trabalho infantil e, depois, se abram as portas a países emergentes que não só não respeitam direitos sociais como deitam mão ao trabalho infantil só porque sofreram inundações».

«Não estou a defender o proteccionismo»

Apesar das críticas à abertura do mercado europeu, Nuno Melo salientou, citado pela Lusa, que não defende políticas fechadas.

«Não estou a defender o proteccionismo. O que defendo são as normais regras de mercado. Um mercado saudável. Quando se abre o mercado da Europa a países emergentes, por filantropismo, está a causar-se um dano tremendo a um pais que é da União Europeia e que por caso é o meu, Portugal».

O eurodeputado apontou ainda o dedo à «voz da Europa», que disse não ser «a de todos os países europeus, mas a dos mais fortes e ser os interesses destes que se protegem».

Exemplos? O facto de se «abrir o mercado a produtos têxteis, garante da economia de países como Portugal, mas não se fazer o mesmo a, por exemplo, componentes da indústria automóvel, porque isso já afectaria países como a Alemanha».

As afirmações do eurodeputado do CDS-PP foram feitas durante a palestra que deu início ao ciclo de conferências com eurodeputados promovido pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).

Com o título de «Desenvolvimento Local e Regional ¿ visão desde a Europa», os encontros vão contar com a participação de cinco eurodeputados representantes dos partidos políticos portugueses com assento no Parlamento Europeu.

Com esta iniciativa a ACIB espera proporcionar uma visão diferente sobre os problemas que afectam a região. A próxima palestra será dia 4 de Fevereiro com o eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes.


FONTE: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/nuno-melo-comercio-paq...

Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço