Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

“Adoção da IA vem acompanhada de responsabilidades”

Diretora de marketing do Grupo Casas Bahia, Vivian Zwir, analisa como equilibrar inovação e tradição sem comprometer a confiança do consumidor.

Vivian Zwir no SXSW

Vivian Zwir no SXSW 2024 (Crédito: Reprodução/ Arquivo pessoal)

No ano passado, em um desejo de resgatar seu histórico e focar no DNA da marca, a holding dona de marcas como Casas Bahia e Ponto abandonou o nome corporativo Via e voltar a se denominar Grupo Casa.... Em mais um movimento nostálgico, a companhia voltou a usar o slogan “Dedicação Total a Você”.

Nesse contexto, Vivian Zwir, diretora de marketing do Grupo, garante que inovação e tradição não coisas opostas e busca no South by Southwest 2024 inspiração em temas emergentes que possam não só otimizar a operação da varejista, mas melhorar a experiência dos clientes com suas marcas. Confira na entrevista:

Meio & Mensagem – Por que a presença em eventos, como o SXSW, é estratégica para a companhia? Consegue citar um exemplo de desafio ou oportunidade que foi mapeada nesse contexto?

Vivian Zwir – A presença do Grupo Casas Bahia no SXSW é estratégica, refletindo nosso compromisso em permanecer na vanguarda do varejo através da exploração de inovações tecnológicas, novas tendências de mercado e dinâmicas de comportamento do consumidor. Buscamos inspiração em temas emergentes que moldam o futuro e a comunicação de marca, como o uso ético da IA, a sustentabilidade e a inclusão. Esses elementos são essenciais para desenvolvermos uma narrativa de marca que não apenas ressoe com nossos valores fundamentais, mas também reflita as preocupações e aspirações de nossos consumidores.

M&M – A IA invariavelmente é um destaque do festival. Pensando em um negócio como o de Casas Bahia, que tipo de resposta você espera encontrar aqui para as questões levantadas pela IA e sua aplicação?

Vivian – Reconhecemos o potencial transformador da IA para inovar em diversas áreas do nosso negócio, desde a otimização da experiência do cliente até a reformulação das estratégias de marketing e vendas. Estamos especialmente interessados em explorar novos usos da IA que possam ser aplicados para aprimorar não só a eficiência operacional, mas também para oferecer experiências de compra únicas e personalizadas aos nossos clientes. Entretanto, a adoção da IA vem acompanhada de responsabilidades significativas. Um dos pontos de atenção é o viés nos modelos de IA, tema que ainda precisa ser mais aprofundado nas discussões. Além disso, a questão dos direitos autorais também é um desafio relevante, especialmente agora que existe a possibilidade de se utilizar a IA para criar conteúdo ou até imagens e filmes. Estamos atentos à essas discussões e buscando acompanhar de perto as evoluções que vem por aí.

M&M – Para além da IA, quais são os seus destaques do festival? O que você está buscando?

Vivian – No SXSW, além da IA, estamos focados em temas como criatividade na construção de marcas, engajamento de comunidades de clientes e temas relacionados ao comportamento humano em geral. A palestra de Rohit Bhargava sobre Pensamento não-Obvio é um ótimo exemplo. Foi maravilhosa e gerou muitos insights para levarmos de volta para casa. Assuntos como criação de conteúdos que viralizam, marketing de influência socialmente responsável e até gestão de conflitos também estão no nosso radar.

M&M – Casas Bahia é uma marca reconhecida como tradicional para os consumidores. Como isso conversa com a inovação? Como conectar esses dois polos?

Vivian – A inovação é fundamental para rever como fazemos as coisas e repensar sempre como nos conectar com novas gerações de consumidores, sem perder a essência que nos torna queridos pelo público. Isso envolve integrar novas tecnologias e tendências, como a IA, para oferecer experiências de compra personalizadas e eficientes, ao mesmo tempo em que mantemos o calor humano e a proximidade característicos da nossa marca. A chave é equilibrar tradição e modernidade, garantindo que a inovação reforce nosso legado e nossos valores.

M&M – O SXSW ficou conhecido por, de certa forma, ser um guia do futuro. Quais tendências apontadas no festival devem reverberar no comportamento de consumo?

Vivian – Na minha visão, as tendências apresentadas no SXSW que devem impactar o comportamento de consumo incluem inteligência artificial para criação de conteúdos diversos e personalização de jornadas de compra; realidade aumentada e virtual enriquecendo a experiência do cliente. Esse tema veio forte no passado. Deu uma esfriada e, agora, está voltando com bastante força; produtos e serviços focados na saúde física e mental dos consumidores, que estão mais preocupados com qualidade de vida, saúde mental e longevidade; e uma busca por autenticidade e conexão humana nas interações com as marcas.

Taís Farias

https://www.meioemensagem.com.br/sxsw/vivian-zwir-no-sxsw

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

 

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço