Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A água dura pode ainda ser corrigida por um produto sequestrante,como por exemplo,um polifosfato do tipo calgon,cujo efeito é de seqüestrar (isto é formar complexos solúveis em água com os íons de cálcio e de magnésio,os quais,então,são postos eliminados.

Para grande produção é recomendável usar instalações próprias para o abrandamento continuo da água,através do processo de cal soda ou através de permutite que ,além de fornecer uma água totalmente abrandada,ou seja,com dureza zero,são evitados os sais de cálcio,não apropriados para abastecimento de caldeiras.

No processo cal-soda à frio,através da passagem continua da água por tanques contendo cal e soda-barrilha resulta por reações químicas,os bicarbonatos de cálcio e de magnésio da dureza temporárias,assim como os sulfatos e cloretos das partículas em suspenção faz-se a decantação,usando-se sulfato de alumínio coagulante.

No processo de permutite,pela passagem contínua da água clarificada e isenta de ferro através de resinas sintéticas,ocorre a substituição dos cátions,cálcio e magnésio por sódio.Após certo tempo efetua-se a regeneração do trocador iônico,para a sua utilização em novo ciclo,através de lavagem com água e passagem pela resina de uma solução concentrada de cloreto de sódio.

Na dealcalinização pelo processo de permutite os íons carbonato e bicarbontato da água são trocados por cloro através da sua passagem por resinas,regeneradas por uma solução de acido clorídrico.

A remoção dos gases dissolvidos na água mais comumente oxigênio e dióxido de carbono,é obtida por desgaseificação térmica,que consiste no aquecimento da água a temperaturas próximas de 100ºC,devendo os desgasadores terem revestimento interno adequado para não se corroerem.

A remoção do ferro é as vezes necessárias,recorrendo-se a produtos sequestrantes orgânicos,como EDTA ou similar.Outras vezes,quando o teor é exagerado ou o processo anterior se revelar anti-economico,procede-se à desferrização,que é um tratamento composto por alcalinização por soda caustica,oxidação pelo ar e filtagem.

Exibições: 292

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Antonio Moreira Neto em 19 março 2010 às 8:55
depois vou querer um diploma da professora como especialista em aguas para a industria têxtil rs rs

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço