Um grupo de alunos do 1º e 5º ano do curso de Engenharia Têxtil da UEM Campus Goioerê estiveram na quinta-feira (12) visitando duas importantes indústrias têxteis em Maringá (Pr). Segundo o Prof. Gilson Croscato que acompanhou a visita, o objetivo tem perfil diferente para o grupo já que são alunos de séries diferentes, porém importante no processo de integração dos novos alunos na Universidade.
Para o 1º ano em sua primeira viagem técnica, tudo é novidade, mas mesmo nesta fase inicial já começam a conhecer as principais áreas relacionadas com o curso: Fiação, Tecelagem, Beneficiamento e Confecção. Já para os alunos do 5º ano, em fase final do curso, neste momento estão elaborando seus projetos finais e a visita tem o foco na estrutura industrial, principalmente relacionados com os conceitos ambientais, segurança e nas utilidades aplicados à indústria como: caldeira, sistema de ar comprimido, ETA, ETE e climatização, destaca Croscato. A primeira visita foi na empresa Dinamica Lavanderia, uma das importantes lavanderias do País no beneficiamento de jeans e tinturados em peças confeccionadas, na empresa os alunos poderam conhecer importantes inovações do setor como aplicações em laser, resinas e também o setor de desenvolvimento de produto, que é um dos destaques da empresa. Os alunos foram acompanhados pela Engenheira Têxtil Gilcilene Makoski formada no Campus UEM em Goioerê que já está a 5 anos atuando na empresa.
Foto: Aplicação a laser na Dinâmica Lavanderia
A segunda visita foi na empresa Cocamar Indústria de Fios e foram recepcionados pela equipe: a instrutora Claudia, o Analista de Qualidade José Donizete (ex-goioerense que já está a mais de 20 anos na Cocamar) e pela Engenheira têxtil recém formada, Ana Luiza que recentemente foi contratada pela empresa. Vale destacar que a Cocamar tem em sua Gerência na unidade de Fios a Engenheira Têxtil Valquíria Demarchi também formada no CRG e que sempre apoia o curso visando a formação técnica de nossos alunos.
Foto: Laboratório de Controle de Qualidade Cocamar
O Prof. Gilson ainda destaca que as visitas técnicas fazem parte da formação dos alunos de Engenharia Têxtil em todas as séries para conhecerem na prática o processo têxtil, integrando conceitos teóricos aplicados no curso.
http://www.crg.uem.br/cms/index.php?option=com_content&view=art...
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI