Aneel fixa preço-teto de R$139 por MWh em leilão
A-3
Por Reuters
BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira o edital do leilão de energia nova para entrega a partir de 2014 (A-3), marcado para 17 de agosto, e fixou o preço-teto da energia em 139 reais por megawatt-hora (MWh).
Vence aquele que se dispuser a vender a energia pelo menor preço.
Participarão desse leilão usinas hidrelétricas, centrais eólicas e
termelétricas movidas a biomassa ou gás natural. A energia deverá ser entregue aos distribuidores a partir de março de 2014.
A expansão da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), também
poderá participar do leilão. O preço-teto nesse caso ficou em 102 reais por MWh. A usina pretende aumentar sua capacidade em 450 MW.
A Aneel também aprovou o edital do leilão de energia de reserva marcado para 18 de agosto. Essa licitação é direcionada a centrais eólicas e usinas de biomassa. O preço-teto ficou em 146 reais por MWh.
A energia de reserva funciona como um colchão de segurança do sistema.
Ela fica em 'stand-by' para ser acionada em caso de necessidade.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, para ambos os leilões, cadastros de 582 empreendimentos interessados em participar, que somam uma potência instalada de 27.561 megawatts (MW).
Somente as usinas termelétricas a gás, inscritas no leilão A-3, somam 30 projetos, capazes de gerar 10.871 MW. 'Este leilão vai significar o retorno do gás natural aos leilões de energia', comentou na reunião o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI