AO SENADO ROMANO /CONFIDENCIAL
Os Senhores bem sabem quão rebelde, trabalhosa e difícil é essa província nossa da Judea.
Eu mesmo creio que Custo/Beneficio de nossa presença nessa área não e compensatório para Roma. Nossas Legiões estão no limite máximo de estiramento, da Gália, a Germânia e Britânia e nessa região inóspita da terra, que salvo por fortificações costeiras estratégias na Palestina e Pheonicia para proteção ao livre comercio, não vejo NADA que possa a justificar a nossa presença aqui.
Nesse exato momento estamos com um serio problema com um Rabino popular chamado Iesus, que professa um estranho tipo de Judaísmo Reformado, místico, envolvendo curas e visões de reinos celestiais. Fora essas excentricidades, esse Rabino é um tipo honesto e amado pela turba. Não o vejo como um problema a Roma: Ele crê na separação de Judaísmo e Estado e já afirmou que as coisas pertencentes ao nosso Caesar, devem continuar sendo tributadas e pagas a ele.
Noto que o Pontius Pilatus anda desanimado e creio que o seu foco principal é sair dessa inóspita província de camelos e moscas e voltar para a continuidade de sua carreira politica em Roma o mais breve possível. Dai não creio que nesse final de Termo, o Pilatus anda focado em soluções mais difíceis, e parece estar buscando soluções cosméticas para os problemas locais, não se preocupando muito com os detalhes básicos da PAX ROMANA.
Parece que a Elite Religiosa da Judea, os Levitas e Fariseus, andam aborrecidos com as Ideias liberais e reformistas desse tal Iesus. E noto que o Pilatus esta querendo ficar numa posição confortável de ficar em cima do muro. Esse problema é um dos tais que é de ordem interna dessa conturbada Província, é politica entre o Povo e as Elites Religiosas, e seria uma situação “Perde- Perde” para Roma se envolver nessa querela religiosa.
O próprio povo do Herodes, que tirar “o deles da reta”. Querem passar o rabo do foguete para o Pontius, e deixando a bomba estourar em nossas mãos.
Novamente o Rabino esse não se revolta contra Roma: Em realidade ele e um revoltado contra a injustiça, contra as oligarquias Religiosas, mas nunca há atacado Roma em seus pronunciamentos. Sim ele é um tipo exótico, visionário, caridoso e ate um pouco estranho, mas o povão esta com ele.
Dizem que ele faz algumas magicas que curam certas pessoas e acho ate interessante alguns de nossos médicos e religiosos, estudar as suas táticas, pois creio há algo beneficial a Roma a ser aprendido com as magicas do homem esse.
Novamente, reitero que o Pilatus não deve se envolver com assuntos religiosos da província. Deixe que o Povo e as Oligarquias Religiosas resolvam o seu problema. Claro que o perdedor vai correr pedindo ajuda a Roma, mas devolveremos o problema a eles. E esse conflito interno enfraquecerá a Judea e será beneficente a governança de Roma.
A minha sugestão veemente é a NÃO PARTICIPACAO DE ROMA nesse problema interno da Judea. Isso é contra as diretrizes da PAX ROMANA, e é também contraria as diretrizes do próprio Caesar.
Ave Ceasar!
S’hmuel Ben Samuel
Patricio Romano – Observatore Judeum
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI