Após 13 anos de convênio com a Abit e atingir a marca de US$ 3,3 bilhões em exportações, a indústria têxtil e de confecção brasileira pode contar com uma ferramenta para a venda e construção de imagem no exterior. Estes são alguns dos motivos para que a Apex-Brasil recebesse a “Medalha do Mérito Abit”, que foi entregue ao presidente da Agência, Maurício Borges, em cerimônia realizada em 4 de dezembro, na sede da Associação, em São Paulo.

A parceria, que foi firmada em 2000, proporcionou a criação do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira). Nestes anos de existência o projeto apoiou 1200 empresas do setor, trouxe ao País 2.100 compradores e jornalistas internacionais para prestigiar semanas de moda regionais e levou marcas para mais de 240 feiras no mundo.


Rafael Cervone, diretor executivo do Texbrasil, Maurício Borges e Aguinaldo Diniz Filho

“É de extrema importância que a Apex-Brasil receba tal honra, pois foi um divisor de águas na exportação das indústrias do setor. Graças à Agência, empresas que nunca sonharam em participar de feiras internacionais foram à Europa, EUA, Colômbia, América Central e Ásia. Hoje, participamos de umas 20 feiras por ano”, afirma Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit.


Aguinaldo Diniz Filho, reforça a importância
da Apex-Brasil para as exportações do setor


Para Maurício Borges, o recebimento da Medalha do Mérito é uma satisfação pessoal. “Aprendi muito participando de reuniões nessa Entidade. Faz parte de um crescimento profissional e particular. Vi uma indústria forte e isso faz a diferença no exterior. Mostra como o Brasil é forte, inovador e criativo”, disse emocionado.


Maurício Borges, presidente da Apex,
ressalta a criatividade da moda brasileira

Em 1º de maio de 2013, a Apex-Brasil e a Abit firmaram o oitavo convênio para manutenção do Texbrasil, do qual participam 211 empresas.