Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Arábia Saudita Pode ter Polícia Religiosa Feminina

Mulheres sauditas (Foto Reuters)

Mulheres sauditas: submetidas a rígidas regras de conduta e vestimentas

O chefe da polícia religiosa da Arábia Saudita, Abdul Latif Abdul Aziz al-Sheikh, defendeu a contratação de mais mulheres para os quadros da instituição e disse esperar que uma campanha de recrutamento seja realizada em breve.

As declarações foram publicadas pelo jornal oficial saudita Saudi Gazette.

A polícia religiosa é responsável por garantir o respeito às leis islâmicas, incluindo códigos de vestimenta e horários de oração.

É ela quem impede as mulheres de dirigir, supervisiona o veto a certas formas de entretenimento público e garante que todas as empresas e pequenos comércios fechem suas portas cinco vezes ao dia para as orações.

Para analistas, a introdução das mulheres em seus quadros pode ser um sinal de que o rei saudita, Abdallah, está avançando - ainda que de modo lento e cauteloso - em uma agenda reformista.

Práticas excessivas

No início deste mês, al-Sheikh anunciou que os poderes da polícia religiosa - conhecida como Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, ou simplesmente "mutawa" - seriam reduzidos.

O próprio al-Sheikh foi nomeado em janeiro deste ano para lidar com a crescente indignação pública sobre práticas dos policiais que integram essa força, vistas como excessivas e inapropriadas.

Recentemente, um vídeo que mostra um policial obrigando uma jovem a sair de um shopping por causa de sua maquiagem tornou-se viral na internet.

Para analistas, a introdução de mulheres na polícia religiosa saudita não necessariamente tornará a aplicação das regras menos rigorosa. Mas pelo menos, acreditam eles, a medida ajudará a ampliar o papel da mulher na vida pública do país.

Apesar de a Arábia Saudita continuar a ser um país profundamente conservador, o rei Abdallah introduziu recentemente algumas reformas políticas e sociais limitadas.

Em setembro de 2011, por exemplo, as mulheres finalmente ganharam o direito de votar e se candidatar às eleições municipais.

Fonte:|http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121018_policia_ara...

Exibições: 167

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Wintus em 11 novembro 2012 às 14:35

Não sei de oonde obteve estas informações, o que não condizem completamente com o cotidiano, pois

a Policia Feminima já é prática na Arabia Saudita.

Minha sugestão é que a todos, antes de acreditar em materias jornalisticas, que até, por muitas vezes são para negativar a imagem de paises islamicos, e por outras vezes pode ocorrer erro na tradução 9com boa ou ma fé), é importante que façamos uma vizita anteriormente, mas, claro, antes de partir é importante estar abertos as diferenças sócio-culturais-econômicas e religiosas, bem como aso fatores que , realmente, são os motivadores.

att

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço