Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Atuação do Deputado Tiririca - Carta Abaixo

Associação Brasileira dos Técnicos Têxteis (ABTT)

 

      Em 29 de fevereiro de 2012, via email e contatos telefônicos,  pelo Sr. Sam de Mattos, Jr, Diretor de Vendas,  da empresa americana Atkins Machinery LLC, sediada na cidade de Spartanburg, no Estado da Carolina do Sul, fez contato com este Gabinete

      O Sr. Sam informou ser membro honorário da Associação Brasileira dos Técnicos Têxteis (ABTT)[1] e diretor industrial.

      Segundo o Sr. Sam de Mattos, a ABTT representa hoje um universo de 86 mil trabalhadores, só perdendo em número para a indústria metalúrgica.

      O Sr. Sam de Mattos afirmou necessitar de apoio do Deputado Tiririca para enfrentar as dificuldades por que passa hoje a indústria têxtil face aos seguintes problemas:

  • concorrência desleal da indústria chinesa, com a exportação para o Brasil de produtos altamente subsidiados e uma quantidade imensa de contrabando, com entrada em nossos portos por meio ilegais e sem nenhuma documentação, além de entrada por meio das  fronteiras terrestres;
  • perda de tecnologia e de empregos, enquanto o Brasil exporta matéria prima (commodities),   como algodão,  e importa fio e pano, consequentemente arruinando a indústria têxtil brasileira;
  • cada empregado que perde o emprego representa, em média, sete brasileiros em estado de miséria;
  • fábricas têxteis fecham todas semanas;
  • alta carga tributária ;
  • estradas deficientes e gargalos  portuários criando o “custo Brasil”

Afinal, o Sr. Sam Mattos convida o Deputado a aderir a um  Grupo Têxtil na internet, com a finalidade de receber notícias do setor.

      O Deputado Tiririca, em reposta informou ao Sr. Sam Mattos da existência, nesta Casa, da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil.

      Logo em seguida, este Gabinete recebeu, via email,  vários pedidos solicitando apoio à indústria têxtil, sem mencionar temas específicos.

      A Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil foi lançada em 5 de abril de 2011 e tem como Coordenador-Geral o Deputado Henrique Fontana Júnior (PT-RS) e como Coordenador no Senado o Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

      Seus objetivos fundamentais de trabalho são:

  • defender os empregos e promover a geração de novos postos de trabalho;
  • reverter o déficit da balança comercial;
  • combater as importações desleais e a competição desigual;
  • acelerar a implementação da agenda de competitividade do País.

 

A Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil conta com o apoio técnico-operacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), que disponibiliza em seu sítio eletrônico http://www.abit.org.br documentos daquela  Frente, bem como informações a respeito da  industria têxtil e de confecção. A ABIT está sediada em São Paulo.

A agenda da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil abrange as áreas de tributação, financiamento, relações trabalhistas, infraestrutura, educação, inovação,  comércio exterior e medidas a favor das micro e pequenas empresas. Todas essas áreas estão detalhadas no sítio eletrônico da ABIT.

Assim, observa-se que as reivindicações elencadas pelo Sr. Sam Mattos estão compreendidas na pauta prioritária da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil.

À vista disso, maior atuação parlamentar do Deputado Tiririca em  favor dos técnicos da indústria têxtil seria por meio da participação como membro Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil.

Brasília, 7 de março de 2012



[1] Tem entre seus objetivos promover o intercâmbio de ideias e experiências entre seus associados e os demais profissionais têxteis de outros países, bem como com entidades nacionais e estrangeiras. Está sediada no Rio de Janeiro, segundo dados constantes de seu sítio eletrônico, acesso em 07.03.2012, 10h43.

Exibições: 212

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 13 março 2012 às 15:04

Estimado Deputado Francisco Everton:

I- Muito obrigado pelo seu apoio e a nossa classe agradece o seu empenho.

II-Sim, com orgulho, no Rio de Janeiro no dia 16 de Julho de 1997.o então Presidente da ABTT, o Sr. Jesse Antonio e Silva, na atribuição de seus direitos, resolveu de acordo com o art. 19, letra “d” do estatuto da mencionada associação me designou Assessor Para Assuntos Internacionais, titulo esse que tenho orgulho de ter obtido.

III- Esclareço ao Deputado Amigo que a ABTT, não obstante ser um órgão representativo de nossa classe e operando em prol dos TRABALHADORES Têxtis por meio século, só conta com duzentos e alguns membros.  Ela ATENDE cerca de 86,000 pessoas, de maneira direta ou indireta, da indústria textil. Considerando-se todos os segmentos de nossa indústria esse número, 86,000, seria MUITO maior.

Uma vez bem esclarecido esse ponto, mais uma vez, em nome de todos aqui, reiteramos os nossos mais altos protestos de estima e agradecimento pelo seu empenho a nossa causa. Muito de nossos membros o agradecerão pessoalmente,  através do seu simpático gabinete, a nos aberto.

Sam de Mattos. Jr.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço