Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Auditoria Encontra “Sérias” Violações Às Leis Trabalhistas na Foxconn

XANGAI E HONG KONG - Em uma auditoria realizada na Foxconn Technology Group foram encontradas violações de leis trabalhistas chinesas “sérias e urgentes”, o que levou a maior fabricante de iPads da Apple a prometer reduzir a carga horária e a supervisionar melhor os empregados.

Os auditores encontraram pelo menos 50 violações às leis chinesas e ao código de conduta que a Apple assinou quanto entrou para a Fair Labor Association (FLA), em janeiro, após a morte de empregados de seus fornecedores, informou a FLA. A Foxconn adotará uma carga horária de trabalho em linha com os limites legais a partir de julho de 2013 e compensará seus mais de 1,2 milhão de funcionários com o pagamento de horas extras pelo trabalho que superar a carga horária semanal permitida por lei.

“Os olhos do mundo estão sobre a Foxconn e não há como ela se recusar a mudar”, afirmou Auret van Heerden, presidente da FLA.

Os inspetores encontraram casos de empregados que trabalham mais horas do que o permitido pelas normas da FLA e pelas leis chinesas. Eles descobriram políticas inconsistentes de saúde e segurança e exemplos de pagamento indevido de horas extras.

Para honrar com seus compromissos, a Foxconn deve contratar, treinar e dar moradia a dezenas de milhares de trabalhadores para montar produtos para a Apple, Dell, Hewlett-Packard (HP) e outros clientes, informou a FLA.

“Apreciamos o trabalho que a FLA fez para avaliar as condições da Foxconn e apoiamos plenamente as suas recomendações”, informou a Apple em comunicado enviado por e-mail.

“A Foxconn também precisa adotar esses requisitos para todos os seus clientes - Apple, Dell, HP - porque corre o risco de ser auditada em qualquer linha de produção”, afirmou Alberto Moel, um analista da Sanford C. Bernstein & Co.

A Apple juntou-se à FLA depois que pelo menos dez trabalhadores cometeram suicídio em fábricas da Foxconn. Três funcionários morreram no ano passado e mais 70 ficaram feridos em explosões em duas instalações que fabricam o iPad. Em duas fábricas em Shenzhen, no sul da China e em um terço das unidades de Chengdu, os inspetores encontraram trabalhadores submetidos a uma carga horária semanal superior à estabelecida pela FLA (de 60 horas) e pela China, de 49 horas.

(Bloomberg)

Fonte:|http://www.valor.com.br/empresas/2594470/auditoria-encontra-serias-...

Exibições: 203

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço