Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aulas de tecelagem são sucesso em escola municipal de Ubatuba |http://ubatubaemfoco.blogspot.com/|

Uma pequena sala dentro do prédio onde funciona o Projeto Namaskar, no bairro do Sesmaria, é o local onde materiais como pregos, madeiras, raios de bicicletas, pentes e lãs são transformados em instrumentos e peças de tecelagem. Pelas mãos da tecelã Débora U. Barocas, crianças de sete anos até senhoras de 60 vão aprendendo a tecer, com pequenos teares confeccionados pelos próprios alunos.
As aulas tiveram início no mês de abril e, segundo Débora, já são 75 pessoas inscritas. São alunos da EM Sr. João Alexandre, da EE Aurelina Ferreira e pessoas da comunidade interessadas em aprender a confeccionar neste início de curso, cachecóis e bolsas.
A oficina está acontecendo graças a uma parceria entre a Associação de Pais e Mestres da EM Sr. João Alexandre, que contratou a tecelã e comprou os materiais para o início das aulas, e o Projeto Namaskar, que está cedendo o espaço.
Com aproximadamente dois meses de aulas semanais, os alunos já estão com uma produção razoável de peças, tanto que será montada uma barraca para a comercialização dos produtos na festa julina da escola, que será realizada no próximo dia 4 de julho, a partir das 18 horas. Os cachecóis grandes serão vendidos a R$ 18,00 e os pequenos a R$ 15,00.

Projeto auto-sustentável

Para o próximo semestre, Débora pretende começar a trabalhar com teares um pouco mais complexos, mas que também deverão ser confeccionados pelos próprios alunos, com materiais como palitos de sorvete, e consequentemente, criarem peças também mais elaboradas.
Além de aprender a tecer, os alunos também começarão a receber orientações sobre gestão de negócios. “Atualmente os materiais estão sendo totalmente financiados pela APM da escola, mas a partir do momento que iniciarmos a venda, um terço do valor arrecadado será revertido para a compra de novos materiais. Com isso pretendemos tornar o projeto auto-sustentável”, conta Débora. O restante do valor arrecadado será revertido para a APM da escola.
“Com isso, além desses alunos receberem lições de tecelagem, eles ainda podem transformar essa atividade em algo que gere renda para eles próprios e suas famílias”, continua Débora.

A professora

Débora começou a trabalhar com teares há 20 anos, quando ainda morava em Minas Gerais. Foi lá que ela aprendeu a fiar, tingir e tecer a lã, transformando-a em requintadas peças que a própria tecelã foi comercializando em sua região para outros locais.

Em 2002 mudou-se para Ubatuba e continuou trabalhando como tecelã, mas foi só em 2005 que Débora se rendeu ao prazer de ensinar a arte da tecelagem. Já ministrou aulas em escolas municipais como Tancredo de Almeida Neves, Padre José de Anchieta, Prefeito Silvino Teixeira Leite e EMEI Prof. Bessie Ferreira Osório de Oliveira, tendo inclusive desenvolvido trabalhos com alunos portadores de necessidades especiais, tanto na EM Tancredo Neves quando na EM Padre José de Anchieta.
Atualmente Débora está cursando o terceiro ano da faculdade de Artes Visuais, e além de ministrar aulas diariamente no Projeto Namaskar, ela ainda reserva as tardes de segundas e sextas-feiras para dar aulas de tecelagem no centro da cidade, em uma outra parceria, esta com a loja Botões e Cia., para alunos iniciantes até os que já possuem noções de tecelagem. Para mais informações o telefone é (12) 3833-6184.

(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço