PEQUIM - O Baidu Inc, o maior site de busca na China, está expandindo seu alcance para o Brasil através da criação de um escritório no país latino-americano, trazendo um pouco mais perto de casa a disputa do mercado com o Google.
A empresa chinesa está se preparando para abrir uma filial em São Paulo, de acordo com um artigo publicado no site do Ministério do Comércio nesta quarta-feira, que cita meios de comunicação brasileiros.
Um gerente responsável pelos negócios do Baidu na região latino-americana foi citado como tendo dito que o Baidu tem por objetivo "competir com o Google" como uma nova marca. .
Ele vai lançar um produto semelhante a Wikipedia em primeiro lugar, mas ele não tem um cronograma para seu serviço de busca, disse o gerente.
O ramo Brasil vai empregar 20 pessoas nos primeiros seis meses e, talvez mais, futuramente.
O Vice-Presidente do Baidu Zhu Guang se recusou a comentar o relatório sobre o escritório da empresa no Brasil.
"O mercado brasileiro não resiste a concorrentes estrangeiros, como a maioria dos serviços de pesquisa no país são fornecidos por empresas estrangeiras", disse Hong Bo, um crítico de TI que monitora o setor de pesquisa.
"Mas enquanto competem com os seus homólogos internacionais, o Baidu não tem nenhuma vantagem óbvia", disse Hong.
Ele citou o desempenho do Baidu no Japão, dizendo que a empresa ainda tinha muito a aprender sobre ir para o estrangeiro.
O motor de busca chinês começou a se expandir no exterior em 2006, tornando seu maior movimento - de entrar no mercado japonês - em 2007.
No entanto, continua a ser um jogador pequeno no Japão, onde sua posicao esta colocada cerca de numero 800 entre todos os sites medidos pelo tráfego, enquanto o serviço de busca do Google tem o segundo maior volume de tráfego, de acordo com o rastreador de tráfego Alexa.com.
O Google tem uma participação esmagadora no mercado japonês de pesquisa.
Apesar de grandes ambições do Baidu de expansão internacional, ela ja que perdeu 680 milhões de yuan ($ 108 milhões) em operações fora da China 2008-2010, segundo dados que forneceu para a Securities Exchange Commission dos EUA no ano passado. O Baidu esta listado nos EUA.
Zhu disse no ano passado que o Baidu iria continuar a sua internacionalização apesar de perdas no exterior.
A empresa tem sido discreta em falar sobre seus planos de expansão global, mas continuou a iniciar os serviços no exterior.
No ano passado, o Baidu lançou uma versão em árabe de um serviço de perguntas e respostas chamado Baidu sabe, e uma versão em idioma local de seu diretório web Hao123 na Tailândia.
No mês passado, a empresa inaugurou sua sede em Shenzhen China do Sul, que funcionará como sede para a expansão internacional.
O Baidu teve 78,3 por cento do mercado de busca da China no último trimestre, seguida pelo Google com 16.7%, de acordo com a pesquisa interna da empresa Analysys International.
Fonte: Chinadaily
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI