Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Barreiras às importações devem ser evitadas sob risco de desabastecimento???-Fabrício Leite


Sylvio Mandel, presidente da ABVTEX

O varejo têxtil brasileiro terá sérios problemas se forem adotadas medidas de contenção das importações no setor. A preocupação dos associados da ABVTEX -Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que reúne as grandes redes do varejo, é corroborada por dados divulgados na última semana pelo IBGE e que mostram o grande descompasso entre o crescimento do varejo e o da indústria nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) registra a acentuada expansão do comércio varejista em geral, bastante superior à do Produto Interno Bruto (PIB). A expectativa de alta do PIB em 2010 foi de 7,5% enquanto o volume de vendas do comércio varejista ampliado acumulou avanço de 11,9% de janeiro a novembro do ano passado na comparação com igual período do ano anterior.

Frear o consumo é incompatível com as atuais metas de crescimento do novo governo para o País e a criação de barreiras à importação - tarifárias ou não - é um grande retrocesso para um mercado consumidor maduro e exigente como o brasileiro, já que o produto importado também ajuda na manutenção do controle da inflação no segmento, atual preocupação do Governo. "A solução está em criar mecanismos urgentes de apoio ao crescimento e capacitação da indústria nacional. Adotar barreiras à importação vai criar um grave problema de abastecimento, uma vez que as lojas são obrigadas a completar o mix de ofertas com produtos importados", afirma Sylvio Mandel, presidente da ABVTEX. Além disso, com a chegada do inverno, a importação é imprescindível, uma vez que a indústria nacional não tem vocação para este tipo de produto.

A diretoria da entidade tem alertado sobre os problemas gerados pela distância do ritmo de expansão da indústria e do varejo, bem antes do anúncio dos indicadores que atestam esta realidade. "A indústria têxtil nacional não acompanha o ritmo de expansão do mercado, ficando cada vez mais evidente que a atividade produtiva não vem cobrindo as necessidades de consumo, em especial das classes C e D, que buscam as grandes redes de magazines para adquirir peças de vestuário e acessórios de qualidade a preços compatíveis", explica.

O ritmo de consumo das famílias é o que determina as regras de mercado. "O consumidor é soberano. Ele quer ser plenamente atendido em termos de preço, qualidade e tamanhos. Criar barreiras às importações terá um efeito catastrófico de desabastecimento no varejo de vestuário", conclui Mandel.

O varejo têxtil de grande superfície encerrou o ano de 2010 com um balanço positivo de 1.766 lojas em todo o País, com crescimento de 13,7% sobre as 1.553 lojas em 2009, segundo dados da ABVTEX. O número de empregados em 2010 foi de 192.358, um crescimento de 8,8% em relação aos 176.856 empregados em 2009.

 

FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=143856

 

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço