Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

BASF apresenta a primeira cadeira monobloco de fibras naturais

O aclamado designer Werner Aisslinger, em parceria com a BASF, apresentará a primeira cadeira monobloco do mundo feita de fibras naturais na Material Vision 2011, feira de exposição de materiais para desenvolvimento de produtos, design e arquitetura. A Hemp Chair foi projetada para um processo de manufatura leve da indústria automotiva: as matérias-primas renováveis de cânhamo e kenaf (fibras) são compactadas com o aglutinante a base de água Acrodur®, formando um composto ecologicamente correto, leve e resistente.

Novo material – novo design
Hoje em dia, as pessoas procuram um estilo de vida mais saudável, em harmonia com o ambiente. Eles querem produtos inovadores, bem como materiais novos, leves e duráveis. “A história do design é impulsionada por novas tecnologias e materiais inovadores. Eles sempre têm um ponto de partida para novos objetos e tipologias em design”, diz o designer berlinense Werner Aisslinger.

A Hemp Chair tem um design tradicional das cadeiras de monobloco empilháveis (monobloco = de apenas uma peça), que normalmente são feitas de plástico. “Para nós foi muito importante mostrar a versatilidade das fibras naturais em combinação com nosso aglutinante”, disse Dr. Michael Kalbe, da área de Marketing Técnico de Dispersões para Ligantes para Fibras da BASF. “A criação de Werner Aisslinger está alinhada com a preocupação ecológica, funcionalidade, forma e design”, acrescenta.

Acrodur®: leve, estável e ecológico
A resina acrílica a base de água Acrodur® permitiu o uso de mais de 70% de fibras naturais para a Hemp Chair. Diferente das resinas reativas clássicas, esse método não libera substâncias orgânicas, assim como fenol e formaldeído durante o processo de cross-linking. O único subproduto do processo de cura é a água.

Além disso, o processo industrial de moldagem por compressão conta com baixo custo para produção em massa de objetos tridimensionais com alta resistência mecânica e baixo peso. Esse método de produção é amplamente difundido na indústria automobilística. Compósitos de fibras naturais são frequentemente utilizados em componentes leves, assim como forros de portas e porta-luvas.

Fonte:|.basf.com.br|

Exibições: 144

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço