Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Embora a maior parte do funcionalismo tenha decidido aceitar a proposta salarial do governo e encerrar a greve, o Palácio do Planalto se preparara para uma nova batalha, só que desta vez no Congresso. O temor é que o lobby de categorias que não foram beneficiadas, ou pretendem ampliar os ganhos, consiga influenciar os parlamentares durante a tramitação do Orçamento da União para 2013. A preocupação é que o Legislativo ceda e jogue no colo da presidente Dilma Rousseff a missão de vetar possíveis benefícios aos servidores públicos.


Para integrantes do Executivo, a Câmara dará mais trabalho do que o Senado. A percepção de alguns técnicos é que falta coesão à base aliada na casa e que um grupo de deputados faz "corpo mole" para aprovar projetos de interesse do Planalto. Já começam até a surgir dúvidas quanto à força do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP): além de enfrentar problemas para conseguir o consenso dos parlamentares, ele não mantém um bom diálogo com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, chefiada pela ministra Ideli Salvatti.


Inviável


Os trabalhadores do Legislativo foram os primeiros a se organizar. Apoiados por Benjamim Zymler, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), eles pretendem pressionar o relator da proposta de Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR). O objetivo é ampliar a despesa com a folha de pessoal do Congresso de R$ 57 milhões para R$ 180 milhões - que seriam o mínimo necessário para a estruturação do Plano de Cargos e Salários. Servidores da Polícia Federal, Banco Central e Receita Federal devem seguir a mesma estratégia.


Para o governo, porém, qualquer despesa a mais é inviável. "Os funcionários que não aceitaram a proposta ficarão sem reajuste, o governo não vai ceder", disse um técnico. Mesmo com o risco de perder prestígio diante dessas categorias, a presidente estaria disposta a vetar qualquer benefício extra que venha do Congresso.

Publicado em 30/08/2012 no Correio Braziliense. Por Victor Martins.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço