Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Benetton "Apaga" Beijo do Papa e Entrega Donativo à Igreja

Vaticano considerou que fotografia em que o Papa aparece a beijar na boca um imã egípcio ofende "sensibilidade dos católicos" e acabou por vencer a disputa legal

Benetton 'apaga' beijo do Papa e entrega donativo à Igreja

A Benetton vai retirar do circuito comercial a polémica fotomontagem que mostra o Papa Bento XVI a beijar na boca o imã Ahmed el Tayyeb, da mesquita Al Azhar do Cairo. Depois de perder a batalha legal com o Vaticano, o grupo italiano acordou ainda fazer um donativo para apoiar ações caritativas da Igreja.

Segundo Federico Lombardi, "a Santa Sé não quis pedir qualquer ressarcimento de natureza económica, mas quis obter o ressarcimento moral do reconhecimento do abuso levado a cabo". Ainda assim, acrescentou, o grupo italiano ofereceu um donativo "limitado, mas efetivo" destinado a apoiar a "atividade caritativa da Igreja". 

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o grupo Benetton publicou uma nota na qual lamenta ter "ofendido a sensibilidade dos crentes", comprometeu-se a retirar do seu circuito comercial todas as fotografias do Papa e  a não voltar a utilizar a imagem do Santo Padre sem autorização prévia da Santa Sé".

A Benetton recordou, no entanto, que o sentido da campanha "Unhate" é "exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas". Lançada em novembro de 2011, outras fotos mostram Barack Obama a beijar Hugo Chávez, Merkel a beijar Sarkosy e um outro beijo entre os líderes de Israel e Palestina.

Sobre a campanha em causa, Alessandro Benetton, vice-presidente da empresa, fez no entanto questão de sublinhar que o objectivo foi o de dar "ampla visibilidade ao ideal da tolerância". "Embora o amor global seja uma utopia, o convite a não odiar, a combater a cultura do ódio, é um objectivo ambicioso, mas realista", afirmou.


Fonte: http://expresso.sapo.pt/benetton-apaga-beijo-do-papa-e-entrega-dona...

Exibições: 250

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 16 maio 2012 às 17:08

A que bom. O Benetton foi abencoado! Viva il Papa! (Mas qie ele beijou o cara esse, ele beijou mesmo) SdM

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço