Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte: |fashiontechnologies.blogspot.com|

O projeto europeu BIOTEX coordenado por Jean Luprano traz um mundo de novas potencialidades aos têxteis inteligentes, através de bio-sensores em miniatura passíveis de serem incorporados numa estrutura têxtil e que conseguem analisar fluidos corporais.

A integração de ferramentas de monitorização da saúde em têxteis traz os benefícios de segurança e conforto aos usuários. A roupa com esta tecnologia proporcionará monitoração remota dos sinais vitais, a possibilidade de diagnóstico para melhorar a detecção precoce de doenças metabólicas, e os benefícios para a redução dos custos sociais do ponto de vista médico para o cidadão. A BIOTEX visa desenvolver técnicas bioquímicas de sensoriamento compatíveis com a integração em têxteis. Esta meta representa um completo avanço, que permite pela primeira vez, o acompanhamento dos fluidos corporais, através de sensores distribuídos em um substrato têxtil e realizando medições bioquímicas. O consórcio é composto por 8 parceiros de 4 países. Inclui dois institutos de pesquisa no campo da micro e nanotecnologia, duas PME do vestuário, duas universidades líder em bioengenharia do vestuário, duas empresas especialistas em engenharia e fabricação de têxteis para mercados exigentes.

Várias das sondas BIOTEX (saiba mais), utilizam mudanças de cor ou outras medidas óticas. Por exemplo, à medida que o suor atravessa o sensor, provoca uma alteração de cor num indicador. Esta mudança de cor é então detectada por um dispositivo portátil. A tecnologia do sensor imunológico funciona de forma semelhante. São tecidas fibras ópticas plásticas no tecido, para que a luz possa ser fornecida aos sensores ópticos, sendo a luz refletida direcionada para o dispositivo.

A sonda de oxigênio da BIOTEX mede os níveis de saturação do oxigénio no sangue em torno do tórax. Um aglomerado de fibras ópticas plásticas permite que uma grande área do tórax seja iluminada e melhore a absorção da luz vermelha e infravermelha refletidas.(saiba mais)

O vestuário capaz de conseguir medir a temperatura corporal ou de monitorizar a atividade cardíaca já está surgindo no mercado, mas o projeto europeu BIOTEX traz novas funções aos têxteis inteligentes.

Os bio-sensores em miniatura, atualmente incorporados numa estrutura têxtil, conseguem analisar fluidos corporais como uma pequena gota de suor, e fornecer uma melhor avaliação sobre a saúde do indivíduo. Um conjunto de projetos de investigação da União Europeia (SFIT Group) está apoiando o crescente setor dos tecidos inteligentes, têxteis interativos e sistemas flexíveis passíveis de serem incorporados no vestuário.

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço