Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Biotecnologia Aplicada à Indústria Têxtil - Parte 4

Tipos de Enzimas aplicadas na Industria Têxtil:

AMILASES
Usa-se a amilase bacteriana (Bacillus subtilis e Bacillus lichenformis) estável ao calor para eliminar a goma dos produtos têxteis. O processo de desengomagem convencional pode ser realizado por hidrólise ácida onde os produtos têxteis são tratados com ácido, álcalis ou agentes oxidantes, ou por decomposição do amido por autofermentação onde são embebidos em água durante vários dias para que os microorganismos de ocorrência natural pudessem decompor a goma do tecido. Existe ainda a desengomagem de hidrólise do amido por digestão enzimática, atualmente empregada. Os outros métodos se encontram em desuso, devido à difícil operacionalização.
Para evitar a desnaturação da enzima deve-se primeiro adicionar a água, aquecer até atingir a temperatura ótima (20 a 100ºC), corrigir para o pH ótimo (neutro) e então adicionar a enzima.

Existem três tipos de enzimas:
- Amilase Pancreática : esta amilase é obtida do pâncreas de animais,são eficiente até a temperatura máxima de 55ºC,temperatura esta que se encontra abaixo do ponto de entumescimento do amido.

- Amilase de malte : esta amilase é obtida do Malte,possui maior resistência a temperatura podendo trabalhar em temperaturas compreendidas entre 60 e 65ºC,também atuam em temperaturas inferiores do amido.

- Amilase Bacteriana : obtida de bactérias, a amilase bacteriana são as que melhores se comportam com relação à temperatura pois sua faixa de atuação compreende 65 a 75ºC,daí possuem a vantagem de atuarem na temperatura de entumescimento do amido.

É bom ressaltar que a amilase bacteriana possui as propriedades mais indicadas para retirada de amido,porém apresenta a desvantagem de possuir um custo elevado em relação aos outros tipos de amilase.

Exibições: 365

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Luiz Roberto Saraiva em 26 fevereiro 2010 às 13:04
Que contribuição que a senhorita têm dado para a cadeia têxtil, sou formado em Confecção do Vestuário pelo Senai/Cetiqt, mas consigo perceber a importência de tais artigo.Luiz Roberto(e-mail:lrsaraiva@bol.com.br

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço