Para reciclar um efluente têxtil é necessário eliminar a cor,a matéria orgânica e reduzir o teor de sais dissolvidos. Existem diversos métodos mais ou menos economicos para a remoção de cor e matéria orgânica.
Segue resumidamente alguns tratamentos:
•Tratamento anaeróbio – o processo anaeróbio demonstra ser bastante eficaz na remoção de cor nos efluentes têxteis. Os corantes azo, que em condições aeróbias são de difícil degradação, quando em meio anaeróbio são facilmente reduzidos a aminas aromáticas reduzindo a cor aparente.
•Tratamento aeróbio – As aminas aromáticas resultantes da redução dos corantes em meio anaeróbio, quando em meio aeróbio, podem ser mineralizadas pela acão de enzimas que destroem o anel aromático destes compostos.
•Oxidação avançada – Combinação de ozono e carvão activado num processo único. Este processo pode ser visto como uma boa alternativa para o tratamento de efluentes contendo corantes e outros contaminantes orgânicos, uma vez que a ozonização é muito eficiente para a remoção de cor, mas consideravelmente menos eficiente para a remoção de matéria orgânica, ao passo que, por outro lado, a adsorção em carvão activado apresenta melhores resultados em termos de remoção de matéria orgânica, mas usada isoladamente no tratamento de efluentes têxteis conduz rapidamente à sua saturação.
Todas as tecnologias reunidas permitem um conjunto de alternativas de tratamento de efluentes têxteis.
É sempre importante alertar aos empresários,funcionários, para a necessidade de preservar a água,trata-la, através da realização do seu tratamento, antes de ser lançada no efluente.
Consciencia ambiental é um dever de todos!!!
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI