Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Biotecnologia Aplicada à Indústria Têxtil - Parte 5

Tipos de enzimas aplicadas na indústria Têxtil:

PEROXIDASES
Os resíduos de peróxido de hidrogênio utilizados na etapa de alvejamento em contato com pigmentos sensíveis à oxidação podem sofrer pequenas alterações na tonalidade (quantidades de 15ppm de peróxido residual causam redução na cor). No processo convencional, os resíduos de peróxido de hidrogênio são removidos através de vários enxágües ou da adição de um redutor inorgânico. No entanto, estes causam grande carga de sais nos efluentes. Neste caso, pode-se utilizar as peroxidases para reduzir o peróxido de hidrogênio. Além disso, os produtos (efluentes) desta reação não causam problemas ecológicos, como a elevada carga de sais, e a quantidade de enzimas usada é muito menor que a quantidade de agente redutor inorgânico.
As peroxidases também podem ser utilizadas após o tingimento, para a redução de corantes residuais.

CATALASES
A catalase decompõe o peróxido de hidrogênio residual após o alvejamento das fibras de algodão, assim como a peroxidase. A remoção do peróxido se faz necessária para que as fibras possam ser tingidas. O emprego dessa enzima favorece a queda do consumo de produtos químicos, de energia e de água. Após o alvejamento, seguido de enxágüe e aplicação de um ácido orgânico (ácido acético), a catalase é aplicada em um banho novo ou no início do próprio banho de tingimento por aproximadamente 10 minutos, de 20 a 50ºC, com intervalo de pH de 6,0 a 10,0.

Exibições: 1208

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Nilo Antunes Naime em 2 março 2010 às 17:43
Prezada Elisângela,
Parabéns pelas publicações, pois tenho interesse sobre o assunto, e tenho dificuldade de encontrar literatura ou trabalhos sobre aplicações na industria textil, especialmente aplicações por foulardagem processo simultaneo (degomagem/alvejamento / tingimento)
Aguardo ansioso novas publicações.
SDS!
Nilo Naime

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço