Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A gestão ambiental é uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.
Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais).

A necessidade de se preservar o meio ambiente deixou de ser preocupação apenas de movimentos ambientalistas e de organizações não-governamentais. Grande parte da sociedade já está sensibilizada para o fato de que a sobrevivência de todos depende da preservação do meio ambiente. No mundo empresarial, por exemplo, o mercado não mais aceita o descaso no tratamento para com os recursos naturais e os consumidores estão interessados em produtos “ecologicamente corretos”. A legislação ambiental está cada vez mais rígida, imputando sanções aos infratores, obrigando as empresas a encarar com seriedade e responsabilidade a variável ambiental em sua estratégia operacional. Tudo indica que adequar-se às exigências ambientais dos mercados, governos e sociedade pode trazer benefícios financeiros e vantagens competitivas para as empresas.

Exibições: 147

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Luiz Roberto Saraiva em 3 março 2010 às 13:06
Mais uma vez parabéns por esta ilustre mensagem.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço