Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

BNDES deveria investir nos pobres porque retorno é garantido, diz Lula

r

Agência Brasil

BRASÍLIA  -  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quarta-feira um duro discurso em defesa ao programa Bolsa Família, principal vitrine da gestão petista, com ataques aos opositores e questionando manchetes de jornais críticas ao programa.

“Se eu tivesse que voltar no tempo com a experiência que tenho hoje começaria outras vezes o meu governo pelo combate à fome, pelo Bolsa Família. Nenhum outro programa teve tanto impacto na construção de uma nova mentalidade no Brasil”, disse. “Num país com histórico de exclusão social, era de se esperar que programa dessa magnitude causasse desconfiança”, acrescentou.

Ao iniciar sua fala, o ex-presidente fez menção à avaliação segundo a qual para cada R$ 1 investido no Bolsa Família o impacto no Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 1,78. “Se os números forem verdadeiros em investimento e retorno, o BNDES vai ter que investir mais nos pobres porque o retorno é mais garantido e mais forte”, disse o ex-presidente.

Nas palavras do ex-presidente, os críticos ao programa diziam que o Bolsa Família ia criar “vagabun dagem”, mas, segundo destacou Lula, 70% dos responsáveis pelas famílias beneficiadas têm algum tipo de trabalho fixo. O e x-presidente comentou questionamentos sobre “portas de saída para o programa”, lembrando que o Bolsa Família completa apenas dez anos em 2013. “Abrimos a porta da inclusão”, disse. 

Na avaliação de Lula, os críticos do programa defendem desemprego e a redução de salários para ajustar a economia. “Conseguimos combinar boa política macroeconômica com microeconomia”, afirmou Lula em seu discurso. “É a micro que faz com que a nossa macro seja respeitada no mundo”, acrescentou. 

Ao dirigir-se aos atuais ministros da área econômica em seu discurso, Lula pediu que os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, “parem de regatear dinheiro para os pobres” na hora de elaborar o Orçamento.

Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 31 outubro 2013 às 10:42

o investimento ai significa: cabresto eleitoreiro.

realmente, o retorno é garantido.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço