Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bolívia impulsiona novas exportações com a moeda virtual denominada SUCRE

Imagen activa    

  O governo boliviano confirmou que prepara neste ano 14 operações de exportação através da moeda virtual denominada Sistema Único de Compensação Regional (SUCRE).

  De acordo com o vice-ministro de Comércio Interno e Exportações, Huáscar Ajata, essas vendas terão um valor equivalente a cinco milhões de dólares.

Ajata explicou que até o momento a Bolívia atinge os 14 milhões de dólares no comércio com o SUCRE, estabelecido pelos países que integram a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).

Também explicou que essa moeda virtual está aberta para todos os produtos, como os minérios, a agroindústria, e manufaturas como têxteis, joalheria, couro e artesanato, entre outros.

A maioria dos novos produtos que a nação andina exporta tem como destino o mercado da Venezuela, acrescentou. Para enfrentar a concorrência e dependência do dólar estadunidense, recordou, surgiu a iniciativa de criar o SUCRE.

O funcionário público também destacou que em 2010 os agricultores bolivianos exportarão alguns bilhões de dólares em alimentos, depois de garantir o abastecimento do mercado interno.

Ao respeito, Ajata afirmou que a Bolívia é tradicionalmente um país exportador de soja, oleaginosas, girassol, arroz e açúcar, ainda que a produção deste último alimento diminuiu em 2009 sua produção em cerca de mais de dois milhões devido a uma seca prolongada.

Ajata acrescentou que entre os produtos não tradicionais que continuarão sendo vendidos neste ano estão o café, a quinua, cacau, e as frutas.

Com os envios de gás natural, minérios, manufaturas, alimentos, entre outros, a Bolívia atingiu no ano passado a cifra recorde de sete bilhões de dólares em suas exportações.

FONTE: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=v...

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço